Entre os 10 estados brasileiros que mais avançaram
na qualidade da educação, medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (Ideb), o Maranhão ocupa o 6º lugar no ranking. O dado foi apresentado
pelo site de notícias O Globo, em reportagem que destaca como estados da região
Nordeste são os que mais têm conseguido avançar no Ideb, desde 2005.
Os dados apresentados pela reportagem fazem parte
de estudo realizado pelo Instituto Unibanco. Para o Maranhão, os dados são
positivos, principalmente na área educacional. O Estado conseguiu saltar da
antepenúltima posição no ranking entre 27 unidades federativas do país para a
14ª posição no ranking geral do Ideb do Ensino Médio, desde a criação do
Índice, em 2005, até 2017, ano da última nota divulgada.
“No ranking, o avanço nordestino se dá em saltos. O
Ceará era o 11º em 2005 e subiu para quarto em 2017. Pernambuco saltou da 20ª
posição para a terceira, e o Maranhão, da 25ª para a 14ª. Já o Piauí saiu da
penúltima posição para a 16ª”, aponta a reportagem.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão,
ressalta que o resultado é fruto de um trabalho responsável que vem sendo
executado na rede pública estadual, com foco absoluto na aprendizagem dos
estudantes maranhenses.
“O estudo realizado pelo Instituto Unibanco levou
em consideração todo o período, desde a criação do indicador, em 2005, até a
última nota já obtida. No Maranhão, olhamos com muito orgulho para os avanços,
pois refletem o compromisso com o trabalho que estamos desenvolvendo nesta que
é a etapa escolar mais desafiadora para todos que fazem educação no país. Nesse
período, saímos de um Ideb 2,4, para 3,4. E temos muito orgulho em observar que
desde que o governador Flávio Dino assumiu, tivemos um crescimento percentual
de 0,6”, destacou o titular da pasta da Educação no Maranhão.
O secretário destaca, ainda, que na região
Nordeste, a posição do Maranhão é ainda melhor, pois o estado encontra-se em 3º
lugar, ficando atrás apenas de Pernambuco e Ceará, que possuem notas 4,0 e 3,8,
respectivamente.
“São estados que há anos começaram a fazer o dever
de casa na educação, com iniciativas que todo o país já conhece como a oferta
da Educação em Tempo Integral, entre outras ações de fortalecimento do ensino
que há cinco anos foram incorporadas à educação maranhense. Usamos os exemplos
das boas práticas executadas nesses estados e desde 2015 estamos adequando à
realidade maranhense, para que possamos garantir que nossos estudantes saiam de
nossas escolas com aprendizado verdadeiro”, reforçou Felipe Camarão.
Aprimoramento constante do Programa Escola Digna
Conhecido desde 2015, quando Flávio Dino lançou na
cerimônia de sua posse como governador do Maranhão, o Programa Escola Digna
tinha como propósito principal construir prédios escolares para substituírem
espaços inadequados que funcionassem como escolas nos diversos municípios
maranhenses.
Ao longo desses cinco anos, o Programa ganhou corpo
e transformou-se na macropolítica educacional do estado, por meio de um
trabalho que é executado em conjunto com os entes municipais e com a parceria
de instituições.
“O nosso dever de casa se deu exatamente em
conhecer o trabalho executado pelos estados que estavam à frente na qualidade
educacional, mas não fazermos um simples Control C mais Control V. Precisamos
sempre analisar nossa realidade, ver o que cabe e o que precisa ser ajustado
para funcionar aqui em nosso estado. E é isso que estamos fazendo nesses anos,
por isso o Escola Digna tem crescido e sido aprimorado constantemente”,
declarou Felipe Camarão.
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