segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Debandada no grupo Sarney: Adriano já desistiu da candidatura e os próximos podem ser Eduardo Braide e Neto Evangelista

JM Cunha Santos



Enquanto estranho que ainda exista quem divulgue pesquisa do Ibope, reflito sobre a desistência precoce de Adriano Sarney da candidatura a prefeito de São Luís, principalmente porque aparecia bem nas pesquisas e à frente de outros 5 candidatos.

É um sinal. Em se tratando de eleição, o guru político da família, o calejado José Sarney, enxerga longe e não deve ter tido muita dificuldade para convencer Adriano de que não vale a pena gastar seus R$ 4 milhões consignados numa aventura política na qual não teria a menor chance.

Apesar da desculpa de Adriano sobre não participar do debate na TV Difusora, o mais provável é que o principal motivo dessa desistência seja a candidatura do deputado Rubens Jr. O candidato do PC do B tem a maior coligação de Partidos formada para essa eleição, o apoio do maior número de vereadores com mandato, cerca de 200 candidatos a vereadores disputando em sua coligação contra 30 ou 40 no máximo nas coligações dos demais concorrentes, além de sustentáculo nos movimentos sociais e apoiamento em grande número de entidades organizadas da sociedade civil.

Para fechar o cerco, há pesquisas indicando que pelo menos 40 % dos eleitores de São Luís não votam, em nenhuma hipótese, em candidatos com o odor extremista de Jair Bolsonaro, o que é o caso de Eduardo Braide, cujo principal mentor político é o senador Roberto Rocha, um bolsonarista militante. E, a agravar a avaliação do eleitor em torno de certas candidaturas, o crime que o governo Bolsonaro comete contra aposentados, pensionistas e doentes na dependência do INSS e o anúncio, na Reforma Tributária, de um imposto digital que vai fazer o cidadão brasileiro pagar até para olhar para um caixa eletrônico.

E o candidato do PC do B, Rubens Jr., com um vice do PT, o vereador Honorato Fernandes, terá também apoio do maior “cabo eleitoral” progressista do país, o ex-presidente Lula que ensinou ao Brasil como governar para os que mais precisam.

Além do mais, Rubens é candidato do partido do governador Flávio Dino, o governante mais bem avaliado pela população do Maranhão e de São Luís em todos os tempos. Deve contar, ainda, com a força do prefeito Edivaldo Holanda Júnior que finda sua administração com aprovação de praticamente 60 % dos cidadãos ludovicenses.

Nenhuma dúvida de que Rubens Jr. está fadado a receber uma verdadeira avalanche de votos.

A velha raposa José Sarney antevê tudo isso e tira o neto da disputa política, abrindo caminho para que Neto Evangelista e Eduardo Braide desistam também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário