sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Maranhão é o segundo estado do Brasil com melhor desempenho em Tarifa Social


Benefício leva energia elétrica mais barata para famílias 

de baixa renda (Foto: Karlos Geromy)

 “Tenho alta convicção da importância desse modelo de parceria, que comprova que a união faz a força. Acreditamos nisso e temos esse espírito coletivo e colaborativo. Alcançamos alguns resultados e queremos mais”, enfatizou o governador Flávio Dino, em cerimônia virtual de apresentação dos resultados e ações da busca ativa do Tarifa Social de Energia Elétrica no Maranhão. 

O evento, acompanhado pelo governador do Palácio dos Leões, destacou o Maranhão como o segundo estado do país com melhor desempenho na Tarifa Social. Atualmente, são mais de 928 mil famílias maranhenses cadastradas no programa. Somente em 2021, foram 165 mil.

A cerimônia teve realização da Equatorial Maranhão, Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) e Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). Na ocasião, foram apresentados os resultados alcançados em 2020, com as ações de busca ativa da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). A ação insere famílias maranhenses de baixa renda no benefício.

“Na atual conjuntura, qualquer esforço vale muito a pena e faz toda diferença. Estamos a quase um ano distribuindo cestas de alimentos, com o apoio de muitas parcerias e um programa continuado como esse, ganhou ainda mais relevo nessa conjuntura que o país atravessa. Acentuo que estamos fazendo todo o possível para realizar medidas sociais e mitigadoras. Agradeço a gentileza do convite e que todas as equipes envolvidas possam fazer ainda mais e melhor”, pontuou o governador.

Na ocasião, as prefeituras que mais avançaram nos cadastros das famílias nos municípios foram reconhecidas e premiadas. Foram destacados municípios nos rankings Maior Evolução em Quantidade de Cadastros (que mais cadastraram clientes, em 2020) e Maior Evolução em Pontos Percentuais (que mais cresceram em cadastros, em 2020). O município de Davinopólis se destacou com o alcance de 87% das famílias ao desconto na tarifa de energia elétrica. Outros municípios que evoluíram na adesão à Tarifa Social foram São Raimundo das Mangabeiras e Sambaíba. 

Para Augusto Dantas, presidente da Equatorial Maranhão, a Tarifa Social pode ser levada para mais pessoas. “Temos mais 251 mil famílias potenciais e ainda 206 mil com cadastros desatualizados. Este ano, vamos avançar mais nesses cadastros para que essas famílias recebam seus benefícios”. Segundo o gestor, a inclusão dessas famílias pode injetar R$ 11 milhões na economia do estado.

“A parceria tem dado grande resultado. Com o benefício, as famílias tiveram um pouco mais de renda, diminuindo o valor da conta de energia, ganharam uma melhor qualidade de vida nesse momento difícil pelo qual passamos. Por isso, estamos novamente firmando esse termo de parceria e, este ano, celebraremos grandes e novos resultados”, avaliou o titular da Sedes, Márcio Honaiser. A concessão do benefício acrescentou R$ 320 milhões na economia do Estado, com o movimento gerado no comércio local, informou Honaiser.

“Essa parceria nos permitiu levar o benefício do desconto na tarifa de energia a todos os maranhenses de baixa renda que precisam. A Famem mobilizou prefeitos e secretários de Assistência Social dos municípios para alcançarmos o maior número de famílias possível. O resultado desse esforço foi a conquista do segundo lugar para nosso Estado”, disse o secretário executivo da Famem, Marcelo Freitas.  

Participaram do evento, o CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda; o presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas; a gerente de Clientes Especiais no Maranhão, Francila Soares; prefeitos de diversos municípios do Maranhão. 

Cadastro

Os cadastros devem ser feitos por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), com documentação pessoal em mãos para registro do NIS. Quem possui o NIS atualizado já pode se dirigir à segunda etapa do cadastro, buscando um dos canais de atendimento da Equatorial Maranhão para solicitar adesão à Tarifa Social. Para saber se você tem o NIS ou se ele ainda está ativo, ligue para a Central de Relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.  

Os canais de atendimento para cadastro na TSEE a clientes que já possuem o NIS ativo são: WhatsApp Assistente Virtual Clara – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br; Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial. A TSEE é um benefício concedido pelo Governo Federal desde 2002 às famílias brasileiras de baixa renda, indígenas e quilombolas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário