O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e
Consumidor do Maranhão (Procon/MA) divulgou, nesta segunda-feira (15), no Dia
Mundial do Consumidor, o ranking das dez empresas mais reclamadas em 2020 no
Maranhão. Figuram no topo da lista as fornecedoras Oi Móvel, Oi Fixo e BRK
Ambiental.
Além de registrar a totalidade das reclamações
formalizadas e fundamentadas ao órgão, a lista também aponta a quantidade de
demandas atendidas e resolvidas pelas empresas.
“Esse ranking é uma previsão do Código de Defesa do
Consumidor, e nos permite acompanhar o desempenho dos fornecedores no
atendimento aos seus clientes”, explicou a presidente do Procon/MA, Karen
Barros.
“O ranking é também mais uma ferramenta de escolha
ao consumidor, que fica sabendo como é o tratamento daquela empresa às demandas
e reclamações recebidas”, acrescentou Karen.
No topo da lista, a Oi Móvel figura com 78
reclamações registradas, das quais 67 foram atendidas e 11 delas não
resolvidas. Em segundo lugar, a OI Fixo tem um total de 67 reclamações recebidas,
sendo 58 delas atendidas e 09 não atendidas. A BRK Ambiental, logo em terceiro,
tem um total de 61 reclamações registradas, das quais 23 não foram atendidas e
38 delas resolvidas.
Além dessas, também constam na lista: a Faculdade
Pitágoras (4º), Equatorial Energia (5º), Motorola (6º), Mateus Supermercados
(7°), Samsung (8°), TIM (9º) e Caema (10º).
No comparativo com 2019, saíram da lista das 10
mais reclamadas a Claro, SKY e Banco do Brasil. Em contrapartida, passaram a
compor o grupo a Motorola, Mateus Supermercados e Samsung.
A divulgação do ranking é prevista no artigo 44 do
Código de Defesa do Consumidor, o qual determina que os órgãos públicos de
defesa do consumidor devem manter cadastros atualizados de reclamações
fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços.
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