terça-feira, 20 de abril de 2021

Você já se perguntou porque o Maranhão é o estado com menos mortes por covid-19?

Respostas: Temos um governo que aceitou o desafio de cuidar das pessoas e realmente está cuidando; temos um povo acostumado a lutar pela vida, um povo que não foge à luta.

JM Cunha Santos




A revista Piauí publicou uma matéria muito intrigante, com cheiro de gambá e sabor de marmelada, na qual mostra não entender porque o Maranhão é o estado com menos mortes por covd-19, já que, segundo eles, somos o Estado mais pobre da Federação.

Tem de tudo na matéria. Aparece uma promotora dizendo que é por causa das estradas precárias que impedem a circulação de pessoas. E também porque aqui não tem balada, não tem restaurantes (só restaurantes populares temos 55, com jantar a 1 real, mais do que em muitos outros estados) que são equipamentos de alta contaminação.

A direita não descansa da sua missão inglória de tirar de Flávio Dino os títulos nacionais de melhor governador do Brasil e de governante a lidar com mais eficiência no combate à pandemia até agora. Sugerem que esse menor registro de mortes é um fenômeno, fazendo questão de esquecer a formidável expansão da rede hospitalar do Estado, que foi o Maranhão o primeiro Estado a inaugurar um hospital exclusivo para covid-19 e também o primeiro a decretar lockdown no país. Foi preciso que o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula os lembrasse que tivemos 500 leitos exclusivos para tratamento da covid em 2020 e que agora já são 983 leitos, que o Maranhão agiu para comprar respiradores na China quando esses equipamentos faltavam em diversos Estados. E registre-se que, apesar de raras exceções, o povo maranhense resistiu bravamente às aglomerações, não promoveu baladas, nem outras festas grandiosas e, na medida do possível, fica em casa, usa máscaras, segue em sua grande maioria as orientações da Ciência e da Organização Mundial de Saúde. Já estamos na terceira fase de restrições depois da segunda onda de covid-19, sem notícias de grandes tumultos.

Eles arranjaram também “uma pessoa não identificada” (que péssimo jornalismo é esse?) para dizer que o que está ocorrendo no Maranhão é a subnotificação de óbitos. Sem provas, sem circunstâncias, sem qualquer indício para fazer uma acusação tão grave.

As respostas para a pergunta, então, são muito simples: temos um governo que aceitou o desafio de cuidar das pessoas e um povo altaneiro, acostumado a lutar pela vida, um povo que não foge à luta. E mais frustrados eles vão ficar ainda, já que o governo do Maranhão acaba de disponibilizar uma rede hospitalar de acolhimento para pessoas com sequelas da covid-19, que inclui tratamento psicológico aos pacientes e seus familiares, psiquiatras, endocrinologistas, clínicas médicas, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia e neurologia. Isso é cuidar das pessoas.

Em suma, a direita não sabe governar, só sabe mentir e não quer deixar que outros governem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário