sábado, 19 de julho de 2014

CANDIDATURA DE EDINHO É INSUSTENTÁVEL


Análise política:
Ele não consegue sequer formar uma chapa. É tanta corrupção e desligamento que os dois candidatos a suplente de senador do PMDB são inelegíveis. E a própria candidatura dele ainda depende de decisão da Justiça.

JM Cunha Santos

 
Vou falar no calor das novas pesquisas. Dificilmente o governo conseguirá manter a candidatura de Edinho Lobão até outubro. O candidato tem um histórico terrível e atrai o martelo da Justiça como açúcar atrai varejeira. Ele, fatalmente, será cassado ou substituído antes que se conclua o pleito eleitoral.
Nem se entende, depois do parecer do Ministério Público Eleitoral reconhecendo sua condenação pela Justiça Federal, porque o próprio MP não impugnou o registro de sua candidatura. Condenados não mais podem ser candidatos no Brasil. E se couber recurso será vencido pela Síndrome do Joaquim Barbosa que faz com que os juízes brasileiros sejam honestos, além de impiedosos com políticos.
A dificuldade do PMDB e do governo para afastá-lo da campanha, hoje, diz respeito apenas ao ridículo de ter o grupo Sarney três candidatos diferentes a governador em uma única eleição e às desastrosas conseqüências eleitorais e morais de tudo isso. Gente do governo já pediu sua substituição por João Alberto e agora acham que a candidatura de Arnaldo Melo é a única saída honrosa para o PMDB.
A campanha eleitoral  de Edinho Lobão sofreu uma parada cardíaca logo no início. A carreata em São Domingos foi um fiasco e o palanque onde ia falar teve que ser desmontado por falta de ouvinte. Isso quando todos esperavam por um megalomaníaco e milionário desfile eleitoral.
O Fundema não deu certo e Roseana Sarney se recusa a meter a mão no bolso e torrar dinheiro numa candidatura em média 30 por cento abaixo nas pesquisas em relação a seu principal adversário. Ele não consegue sequer fechar uma chapa. É tanta corrupção e desligamento que os dois candidatos a suplente de senador do PMDB são inelegíveis. E a própria candidatura de Edinho ainda depende de decisão da Justiça.
O Supremo Tribunal Federal já o chamou às falas por oferecer dinheiro publicamente, 20 mil reais por cada denúncia contra seu adversário. É abuso de poder econômico comprovado; o bastante para não ser candidato em lugar nenhum do mundo.
Todos querem e gostam de processar Edinho e todos os juízes querem e gostam de decidir contra ele. E o relacionamento dele com a imprensa é um desastre. Todo jornalista gosta de denunciar Edinho.
As pessoas já compram jornais em São Luís à espera de novas fraudes e pendências com a Justiça envolvendo o candidato Edinho Lobão. O esforço para mudar essa imagem beira ao desatino ou é encarado como piada de mau gosto, como esse de apresentar em plena campanha um projeto contra a corrupção.
O nível de rejeição do candidato é astronômico, mas o pior de tudo é o descrédito eleitoral. Ninguém, nem mesmo na família Sarney, acredita na menor possibilidade de sua eleição. E não fazem nenhuma questão de esconder isso. Se alguma pesquisa, de alguma forma o favorece, cai em suspeita imediatamente.
Coisas horríveis, como o golpe milionário em uma empregada domestica, denunciado pela revista Veja, só abalam sua imagem pública. Ele piora a imagem do governo.
O PMDB está zonzo, os advogados de Edinho Lobão à beira de uma estafa e a família Sarney, que há tempos não se dá bem com a família Lobão, completamente desalentada.
Na evidência de muitas irregularidades, o Tribunal de Contas da União resolveu investigar o Ministério ocupado pelo pai de Edinho Lobão. E, pra acabar de acabar, quebraram o sigilo bancário do doleiro Youssef e de Paulo Roberto Costa, da Petrobrás. Era o que faltava acontecer, mas já aconteceu.
Essa candidatura, podem apostar, em nenhuma hipótese chegará ao dia 5 de outubro, o dia da eleição.

Um comentário:

  1. Eita rapá que o desespero tá grande!!! Vocês não iam ganhar de WxO???
    Antoniel Salles

    ResponderExcluir