Banner

Banner

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Viva Cidadão realizou 24 mil atendimentos na segunda etapa do Mutirão ‘Mais IDH’


O Governo do Maranhão, por meio do Viva Cidadão, beneficiou parte da população mais carente do Estado com mais de 24 mil atendimentos durante a segunda etapa do Mutirão Mais IDH. Na ação, foram beneficiados mais nove dos 30 municípios maranhenses de menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
No Mutirão, o Viva Cidadão, por determinação do governador Flávio Dino, vem oferecendo serviços de emissão de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Alistamento Militar e certidões como a de antecedentes criminais. No total, levando em consideração a primeira e a segunda etapa mais de 38 mil atendimentos foram oferecidos em 18 municípios.
O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, destacou que as atividades realizadas vêm promovendo o acesso à cidadania. “Milhares de maranhenses não possuem documentação básica. Essa é uma situação preocupante que a atual gestão está se esforçando para reverter. As pessoas precisam ter documentos para ter acesso aos seus direitos, como os benefícios sociais e o crédito rural”, disse.
Durante a segunda etapa do Mutirão, finalizada no último sábado (18), foram contabilizados 24.261 atendimentos do Viva Cidadão. As atividades beneficiaram moradores dos municípios de Centro Novo do Maranhão, Governador Newton Bello, Pedro do Rosário, Amapá do Maranhão, Serrano do Maranhão, Cajari, Conceição do Lago Açu, Satubinha e Brejo de Areia.
Em Conceição do Lago Açu, a estudante Rita de Cássia Andrade, 17 anos, tirou a carteira de identidade e a carteira de trabalho. Para ela, o serviço dá oportunidade para quem precisa dos documentos. “É uma iniciativa muito boa do Estado e um serviço necessário porque muitas pessoas não têm documentos porque não têm condições de tirar. Com a carteira de trabalho, vou poder ter meu primeiro emprego”, afirmou.
O município de Amapá do Maranhão foi o que registrou o maior número de procura aos serviços. Mais de 3,2 mil atendimentos foram realizados na região e os principais serviços procurados foram os de emissão de RG e CPF. Já em Governador Newton Bello e em Centro Novo do Maranhão a procura maior da população foi em relação à carteira de trabalho. Mais de 500 CTPS foram emitidas em cada um desses dois municípios.
Mais 11 municípios serão contemplados na terceira etapa do Mutirão ‘Mais IDH’ com os serviços do Viva Cidadão: Araioses, Água Doce do Maranhão, Santana do Maranhão, Milagres do Maranhão, Santo Amaro, Primeira Cruz, Belágua, Afonso Cunha, Aldeias Altas, São João do Sóter e São Francisco do Maranhão.
Utilidade Pública
Por conta da procura por orientações e informações gerais acerca de outros serviços públicos, o Viva Cidadão passou a contabilizar durante a segunda etapa do Mutirão Mais IDH os atendimentos de utilidade pública. Mais de 12 mil auxílios foram prestados aos moradores que buscavam orientações sobre marcações de consultas em São Luís e outros serviços. A busca por esses esclarecimentos foram maior em Serrano do Maranhão e em Governador Newton Bello. Com as informações de utilidade pública, um total de mais de 36 mil atendimentos foram prestados pelo Viva Cidadão nessa segunda etapa.

“Com essa ação, o Governo do Estado reforça o compromisso de desenvolver um trabalho que atenda às necessidades da população maranhense, tendo em vista que grande parte dos moradores dessas regiões não têm acesso a serviços como esse, como prova o grande número de atendimentos registrados”, afirmou a diretora do Viva Cidadão Mari-Silva Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário