sábado, 18 de março de 2017

Governador Flávio Dino assina nomeação de mais 133 Agentes Penitenciários de Carreira no Maranhão



O governador Flávio Dino assinou, na tarde de quinta-feira (16), a nomeação de mais 133 agentes penitenciários de carreira no Maranhão. Esse novo contingente completa a turma de excedentes admitida no Concurso Público, realizado em abril de 2016, e reforçará os serviços de escolta e custodia de presos, nas unidades prisionais do interior do estado, trabalho este já desenvolvido pelos 100 primeiros agentes aprovados.
“A nomeação desta segunda leva de agentes de segurança prisional é mais uma demonstração do compromisso firmado, pessoalmente, pelo governador Flávio Dino com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para promoção de avanços importantes como o de pessoal e estrutural dentro do Sistema Penitenciário do Maranhão”, destacou o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade de Oliveira.
Com o aumento do efetivo, a gestão estadual contribui para reduzir, ainda mais, o número de presos por agentes. “O Maranhão fechou 2016 com uma média de três presos para cada agente. Esse quantitativo supera a proporção mínima de um agente penitenciário para cada cinco presos, determinada atualmente pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP)”, acrescentou a subsecretária da Seap, Ana Luísa Falcão.
Hoje, o Sistema Penitenciário do Maranhão dispõe de 530 Agentes Penitenciários de Carreira, em plena atividade, número que será aumentado com as novas posses; sem contar o efetivo formado por Agentes Penitenciários Temporários (APTs), e os Auxiliares de Segurança Penitenciária (ASPs). “Com a mudança no ambiente carcerário, e os investimentos feitos pela gestão estadual, a expectativa é que um novo certame seja aplicado, até o fim de 2017”, completou a subsecretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário