domingo, 6 de agosto de 2017

Casa de Apoio Ninar completa um mês de assistência às crianças e suas famílias


Em um mês de funcionamento, 27 famílias já passaram pela Casa de Apoio Ninar. 
(Foto: Francisco Campos)
Em um mês de funcionamento, 27 famílias já passaram pela Casa de Apoio Ninar. Desde a inauguração, o equipamento administrado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem oferecido assistência especializada a crianças com problemas de neurodesenvolvimento e suas famílias. A casa funciona com um circuito de atividades multidisciplinares, voltadas principalmente para o fortalecimento do vínculo entre as crianças e seus familiares.
Alexandra Lobato, 18 anos, mãe de Ayla de 1 ano e 7 meses, foi uma das mães que participaram do circuito de atividades na casa. “Trabalhamos com artesanato para expressar os nossos sentimentos e eu achei um momento bem relaxante”, contou. “Gostei de tudo durante essa semana das atividades na cozinha e da palestra também, sobre a importância da relação familiar. Gostei demais da estrutura e dos profissionais. O atendimento aqui é ótimo”, completou Maria Vanessa Veras, 20 anos, mãe de Carlos Henrique, de 1 ano e 8 meses.
Durante o período de imersão, as famílias têm participado de atividades multidisciplinares que incluem avaliações médicas com profissionais especializados como neuropediatra, infectopediatra e oftalmologista, além de oficinas, palestras, circuito de estimulação multidisciplinar com terapia ocupacional, fisioterapia, estimulação cognitiva e visual, fonoaudiologia e musicalização infantil e de adulto.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, observou que o projeto já apresenta resultados positivos. “Com base nos depoimentos das famílias acolhidas e dos profissionais de saúde da casa de apoio, é perceptível que as atividades têm beneficiado os pacientes e seus familiares. É esse reflexo positivo que confirma que foi acertada a iniciativa do Governo do Estado de investir nesse projeto e torná-lo realidade, considerando o suporte que ele oferece às crianças e suas famílias”, ressaltou o secretário.


As atividades desenvolvidas na Casa de Apoio Ninar – além de estimular a maternagem, que é o fortalecimento do vínculo entre as crianças e seus familiares – desenvolvem a autoestima de quem convive diariamente com as crianças. Através de atividades específicas para as famílias, como arteterapia, aulas de dança e pilates, o projeto tem alcançado o objetivo de proporcionar aos familiares momentos de relaxamento e descontração, que refletem positivamente na rotina de cuidados com as crianças.
Atendimentos

A Casa de Apoio Ninar recebe semanalmente famílias da capital e do interior do estado, assim como profissionais da área da saúde que acompanham as atividades. Em um mês de atendimento, a casa recebeu profissionais da capital e de municípios como Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Mata Roma, Paraibano, Lima Campos, Codó e Santa Luzia do Paruá. No equipamento também foram realizados mais de 40 exames de mapeamento da retina e de vídeo eletroencefalograma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário