segunda-feira, 28 de setembro de 2009


AS AVENTURAS DO DETETIVE FROXÔ



Froxô desiste da candidatura



Froxô chegou ao Tribunal superior Eleitoral vestindo um fardão da Academia Brasileira de Letras, mas negando-se, terminantemente, a confessar de quem havia tomado por empréstimo.

- Moço, eu preciso cassar alguém. Onde é que se cassa mandato aqui?

- Depende do tipo de cassação, de quem você quer cassar e de quanto está disposto a pagar. A cassação por aspirações literárias é feita na própria Biblioteca do Tribunal e só não acontece se você não tiver lido “Saraminda” e “Marimbondos de Fogo”, de José Sarney; se for por abuso de poder econômico, é na tesouraria e custa os olhos da cara. Cassação de deputado estadual é um preço, de federal é outro, de governador custa mais ainda. De presidente do Senado, nem se fala. Agora, cassação de quem substituiu alguém que foi cassado nós não estamos fazendo mais. Era feita no banheiro da cozinha, mas ele está interditado até segunda ordem. E tem uma coisa. Como o seu processo de cassação se inicia, em segredo de justiça, antes das eleições, você vai ter que entrar no sistema de progressão.

- Progressão? Que sistema de progressão é esse?

- A gente calcula todos os tipos de recursos possíveis e todos eles são pagos de uma só vez.

- E quais são os recursos possíveis?

- Agravo de instrumento, agravo retido, agravo regimental, agravo de petição, antecipação de tutela ou liminar, arquivamento, competência e conclusão, conflito de competência, contestação, contra-razões, distribuição, embargo de execução, embargo de declaração, especificação de provas, extinção do processo, litispendência, perícia, precatório, apelação, recurso especial, recurso extraordinário, etc. etc., Ufa!

- Eu só posso pagar o Ufa - disse o detetive Froxô já retornando ao Maranhão disposto a retirar sua candidatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário