sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SOFRIMENTOS DE SARNEY
JM Cunha Santos

Na Justiça do Distrito Federal, que aqui ele não ganha uma, Sarney obrigou o Jornal Pequeno a lhe pagar uma indenização de R$ 20 mil por danos morais. Não vai ficar com o dinheiro. Doou, antecipadamente, para asilos no Maranhão. Não está incluso o Asilo de Ex-presidentes da República Maranhenses. Nem a Fundação José Sarney com seus meninos soprando gaitas e engolindo petróleo.

O relatório da decisão é esquisito. Diz que o valor da indenização deve levar em conta a repercussão do dano na esfera da vítima. (Opa, Doutor, o Jornal Pequeno nunca teve essa intenção!)

Destaca também o potencial econômico-social do obrigado ao ressarcimento. No início Sarney queria R$ 250 mil, ou seja, queria levar o Jornal Pequeno à falência. Essa, certamente, não foi a primeira nem será a última tentativa, mas o que chama a atenção são algumas das razões alegadas para o processo contra Lourival Bogea. Lourival é acusado de querer “destruir uma imagem criada por anos de sofrimento”. Abaixo alguns dos sofrimentos de Sarney:

a) Ser dono da Ilha de Curupu.

b) Ser proprietário do maior império de comunicações do Norte/Nordeste do Brasil.

c) É proprietário do Estado do Amapá.

d) Elegeu a filha governadora quatro vezes, com fraude ou sem fraude, com voto ou sem voto, na Justiça ou no tapetão, mas elegeu.

e) Foi encontrado petróleo no Convento das Mercês.

f) Dizem que é dono de um castelo medieval na Europa.

g) É membro não qualificado da Academia Brasileira de Letras.

h) Processos contra seus filhos são segredo de Estado, não só de Justiça.

i) É amigo de Lula, Eros Graus, Dilma Roussef, Silas Rondeau e Edemar Cid Ferreira.

j) Tem parentes, amigos e prepostos no Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça do Maranhão, Superior Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal Federal e se duvidar até na Corte de Haia.

Fica a cargo do leitor completar o alfabeto.

11 comentários:

  1. Venenoso, o jornal pequeno tem que pagar por não respeitar um ex presidente, é muito simples vc mete o cacete no cara e fica por isso mesmo? 20 mil foi pouco. o lourival tinha que vender o bordel dele lá do parque vitória para pagar.

    ResponderExcluir
  2. Madre Teresa bde Calcutá, e irmã Dulce
    Ficariam engurgitadas de inveja de tanto sofrimento,...

    ResponderExcluir
  3. vamos fazer um abaixo assinado recolher milhoes de assinaturas e mandar pro vaticano pedindo a canonizaçao de sarney esse homem é um santo.o dia de são sarney será PRIMEIRO DE ABRIL,e ele será o padroeiro dos politicos, protetor dos déspotas,corruptos,saqueadores do erario, e dos crustáceos e moluscos incrusive as lulas.

    ResponderExcluir
  4. Cunha santos voce esqueceu das aposentadorias que Sarney recebe e que ate qgora nao foram divulgadas.no mararanhão ele tem duas ...

    ResponderExcluir
  5. Pois bem, Castelo, não me convide para essa missa campal.Quanto a Madre Teresa de Calcxtá e Irmã Dulce, que exemplos de vida.

    ResponderExcluir
  6. O segundo anônimo, pelo que pude perceber, tem alma e coração de cronista. Se ainda nao faz, dedique-se a escrever, rapaz...

    ResponderExcluir
  7. Terceiro anônimo, você acaba de sugerir a letra K. Vamos completar o alfabeto.

    ResponderExcluir
  8. Inácio Augusto de Almeida29 de janeiro de 2011 às 14:28

    Sugiro que você, Cunha Santos, num ato de generosidade e, principalmente, de imparcialidade, transcreva tudo o que está no site da Academia Brasileira de Letras sobre o imortal José Sarney. Lá é possível verificar toda a trajetória deste que é o maior político maranhense em atividade. Desde o tempo de estudante pobre, morador da Casa do Estudante, até a sua posse na ABL.Servirá de fonte de pesquisa a estudantes maranhenses que assim poderão melhor conhecer este membro da ABL.
    Quer queiram ou não os que não simpatizam com o autor de Marimbondos de Fogo,Sarney faz parte da história política do Maranhão e do Brasil.
    E você, como jornalista isento e ético, saberá cumprir o seu papel. Apenas divulgar o que lá está. Sem acrescentar um só letra. Até porque o que está postado, certamente com autorização de Sarney, dispensa qualquer comentário. Apenas requer uma leitura atenciosa.

    ResponderExcluir
  9. Concordo, Inácio, que Sarney é um bom escritor e´um bom jornalista. Quando digo "membro não qualificado da Academia Brasileira de Letras", refiro-me à forma como se tornou imortal, mais uma vez usando o tráfico de influência e o poder político e atropelando os demais concorrentes. Só não me diga que ele tem sido um bom político para o Maranhão e para o Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Cunha Santos
    Leia o que está postado no site da ABL. Só depois responda.Eu não escrevi que Sarney é um bom ou mau político. Eu escrevi que ele é o maior político maranhense em atividade.
    Por favor, leia a biografia do Sarney que está no site da ABL.
    Reitero o pedido de que no seu blog seja feita uma transcrição de tudo o que lá está. Os seus leitores irão gostar, tenho certeza.
    Não responda a este comentário antes de ler o que está no site da ABL.

    ResponderExcluir
  11. Postei o comentário acima como ANÕNIMO por não estar conseguindo encaminhar como Inácio Augusto de Almeida.

    ResponderExcluir