domingo, 6 de fevereiro de 2011

Washington prepara cassação de Bira do Pindaré
JM Cunha Santos

A matéria vem disfarçada no Blog do jornalista Marcos D’eça sob o manto de um acontecimento qualquer, devidamente noticiado para informar a população. Diz: “A Executiva maranhense do PT se reúne nesta segunda-feira, a partir das 9 horas para discutir o posicionamento político da bancada na Assembléia Legislativa”. Em seguida dispara: “A decisão terá que ser seguida pelos três deputados da legenda, Bira do Pindaré, Francisca Primo e Zé Carlo Nunes.

Diz mais: “Ontem, parte da Executiva que tem maioria formada pela corrente “Construindo um Novo Brasil”, ligada ao vice-governador Washington Luís, começou a discutir o assunto. Presentes o Secretário de Relações Institucionais, Rodrigo Comerciário e o secretário do Trabalho, José Antônio Heluy.

Segundo o jornalista, “a decisão dessa segunda-feira é definitiva, mas isso não significará obrigatoriedade de os deputados seguirem posições automáticas na Assembléia Legislativa – embora saibam que o diferente pode levar a sanções”.

Se isto não é ameaça, eu não sei mais o que é. E nunca vi coisa com mais fórmula de matéria construída em laboratório, com cheiro de gabinete, com cuidados para não exagerar no aquecimento e explodir a panela de pressão ou o tubo de ensaio.

Para bom entendedor, meia palavra basta. A Executiva do PT quer firmar uma diretriz de obediência cega ao governo Roseana Sarney que Bira do Pindaré não está disposto a cumprir. Quer que ele incorra em desobediência, principalmente quando o partido fechar questão em torno de determinadas matérias. Quer forçá-lo a desobedecer normas de disciplina e fidelidade partidária prescritas no Estatuto do PT para, assim, pedir o mandato de volta. Tanto o TSE quanto o Supremo Tribunal Federal entendem que o mandato pertence ao partido político e não ao parlamentar.

Essa mesma regra foi usada na semana que passou pelas executivas do PR e do PSL para ameaçar tomar o mandato dos deputados Edson Araújo e Raimundo Louro se eles não se alinhassem ao grupo parlamentar de Roseana Sarney. Eles saíram do Bloco de União Democrática imediatamente.

3 comentários:

  1. É uma iluzao pensar que Washington Luís e sua turma comandam o PT. Se comandassem não teriam perdido o Encontro Estadual em 2010 para Flavio Dino. O PT só está com Roseana porque o Diretório Nacional forçou. Agora vai ser diferente. Já está provado que Roseana só usou o PT e agora humilha o partido e reduz a míseros espaços (só enganação). A militancia vai se revoltar e voçês verão o PT resgatar sua historia no Maranhão e e enfrentar essa oligarquia Sarney. Serão milhares de militantes em todo o Estado, que irão declarar guerra a essa Oligarquia. Voçês vão ver a força desse movimento partidario. Pode ir Bira do Pindaré, faça oposição sem medo que os filiados não deixarão eles te perseguirem. Roseana comprou a turma do Washington, mas a militancia do PT no Maranhão, Sarney não compra. A onda vermelha vem ai, se preparem. COLETIVO RESISTENCIA PETISTA

    ResponderExcluir
  2. Este Pt do Washington, não vai crescer nunca, sempre de joelho, aceitando tudo, mesmo as migalhas, na esperança de dias melhores.
    É o escravo que não pode viver longe da chibata.

    ResponderExcluir
  3. A imagem do vice-governador do Maranhão é a pior possível. Um político que se vende não é o problema pior. O pior são as condições dessa compra.

    ResponderExcluir