quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Abre-te Césamo

JM Cunha Santos

Já estourou na imprensa nacional o escândalo da transferência das despesas da Fundação José Sarney, em pouco tempo Fundação da Memória Republicana, para o Estado, ou seja, para o bolso do povo maranhense.

Isto acontece no momento em que a deputada Eliziane Gama traz a conhecimento público dados preocupantes sobre a realidade da população de São Luís. Segundo a deputada, na São Luís habitada por 1 milhão de habitantes, temos aproximadamente 500 mil pessoas vivendo com uma renda per capta de R$ 140, 00 e desses 500 mil, aproximadamente 350 mil estariam sobrevivendo com míseros R$ 70,00. Por esses dados, a metade da população da capital está vivendo abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria.

Parece que não, mas os dois assuntos são concernentes e se completam, pois a aprovação de projetos como esse indica que tem gente vivendo muito acima da linha da riqueza. São escândalos dessa terra que convive com os piores indicadores sociais há muito tempo, esse Maranhão no qual o poder permanece nas mesmas mãos por quase meio século.

Sugere o projeto que nada escapa à vilania dos que, se sentindo acima das leis, não tem pejo de enviar para a Assembléia Legislativa do Estado, tamanha excrescência jurídica a envergonhar o povo do Maranhão. Tudo é possível fazer e tudo será feito para proteção dos herdeiros desse Estado.

O projeto, além de ser uma coisa de loucos, pelas razões explicadas no editorial aí embaixo, por motivos que engasgam a sociedade, lembra aqueles incalculáveis tesouros ocultos na caverna de Ali Babá. Não se espantem se, de repente, pessoas vestidas em trajes de época, se aproximarem do Convento das Mercês gritando: Abre-te Césamo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário