O prefeito de São Luís, João Castelo, e o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz, entregam, nesta quinta-feira (15), às 9h, as viaturas do Grupo Tático de Trânsito (GTT), criado por determinação do prefeito João Castelo, e que entra em operação esta semana. O objetivo é desenvolver ações visando atender a várias necessidades de ocorrências de acidentes, prestando suporte a vítimas com a utilização de equipamentos de atendimento pré-hospitalar, além de efetuar levantamento de locais de ocorrências que não resultam em vítimas.
O Grupo Tático de Trânsito é composto de agentes com fardamento e equipamentos diferenciados, formado pelo quadro de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), selecionados e aprovados no Curso de Técnicas Especiais de Trânsito (CTE). O GTT é uma unidade com formação e suporte técnico e logístico, especializada para agir com a complexidade e rapidez que exigem as missões a serem realizadas. Para tanto, o GTT vai dispor de 60 agentes de trânsito, quatro guinchos, dois munks, uma van com 15 lugares, uma hilux, quatro viaturas e cinco motos de 300 cilindradas.
O curso do GTT é composto por disciplinas de técnicas especiais de trânsito e visa à formação de operadores qualificados para atender as mais complexas ocorrências de trânsito, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Com duração de 410 horas, o que corresponde a quase dois meses, o treinamento foi realizado em regime de dedicação exclusiva.
Disciplinas que fizeram parte do curso: criação e atuação de grupos especiais, direção operacional, ordem unida, uso progressivo da força, escoltas de autoridades e batedores, técnicas especiais de abordagem, noções de técnicas sub-letal, defesa pessoal, treinamento físico, atendimento pré-hospitalar, grupos tático e de noção de gerenciamento de crises, comunicação radiofônica, primeira resposta em emergências com produtos perigosos, sistema de comando de incidentes, aspectos psicológicos e éticos da abordagem, técnicas e procedimentos operacionais, táticas especiais, noções de prevenção e combate a incêndios, técnicas de patrulhamento, orientação e uso de GPS e salvamento aquático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário