Agência Assembléia
O deputado Hélio Soares (PP), na sessão desta terça-feira (6) voltou a solicitar aos órgãos competentes - Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Polícia Federal, ministérios públicos federal e estadual - que envidem esforços junto à Vale para apurar as responsabilidades sobre o vazamento de óleo do navio que está ancorado no Porto da Ponta da Madeira, assim como identificar os danos ambientais que estão causando.
O navio sul-coreano, da empresa STX Pan Ocean, alugado pela Vale, apresentou no último domingo uma rachadura no casco, o que estaria causando a entrada de água no lastro do Vale Beijing, uma das maiores embarcações do mundo. “Faço um alerta a todos os órgãos para que tome medidas no sentido de proteger o meio ambiente. Esta é uma questão de suma importância, tendo em vista que esse navio corre sério risco de naufrágio. Se isso vier a ocorrer os prejuízos ao meio ambiente serão incalculáveis”, ressaltou Hélio Soares.
Hélio Soares também destacou que o Porto poderá ficar interditado caso as medidas não sejam tomadas com urgência. Ele alertou que providências urgentes e enérgicas devem ser adotadas, se não os prejuízos serão incalculáveis. Sem falar nos diversos navios que poderão deixar de ancorar na costa maranhense. “Esta Casa tem que se mobilizar; tem que mostrar a preocupação e a responsabilidade que tem por nosso Estado e com todas as instituições pertinentes a esse assunto, que é preocupante”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário