O Ministério das Comunicações, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e a Prefeitura de São Luís lançaram, nesta segunda-feira (09), em solenidade realizada no Palácio La Ravardière (sede do governo municipal), o selo personalizado e o carimbo comemorativo em homenagem aos 400 anos de fundação da capital maranhense, que será celebrado no dia oito de setembro deste ano.
Durante a solenidade de lançamento do selo e do carimbo, o prefeito João Castelo foi convidado pelo diretor regional dos Correios no Maranhão, José de Lima Brandão, para efetivar a primeira obliteração, colocando, desta forma, em circulação nacional o selo personalizado.
Em seguida, também fizeram a obliteração do selo a primeira-dama do município, Gardênia Gonçalves (presidente de honra do Conselho Gestor dos 400 anos), o secretário municipal de Governo, Albertino Leal, e o presidente do Convention & Visitors Bureau, Nan Souza.
Ao se pronunciar, João Castelo destacou a importância do ato para o município. “É um dos atos mais importantes para marcar a comemoração dos 400 anos da nossa cidade. Este selo vai tornar perpetuados o passado, o presente e o futuro de São Luís. Além de valorizar a festa, passará de geração em geração”, ressaltou o chefe do executivo municipal.
Castelo recebeu, ainda, do diretor regional dos Correios, o álbum contendo a peça filatélica obliterada e uma réplica do carimbo comemorativo.
O selo personalizado circulará no Brasil e no exterior, propagando, por meio de sua imagem e legenda, o tema que originou sua criação. Ele é composto por duas partes: a primeira com a imagem da bandeira nacional e o mapa do Brasil com flores de ipês, e a segunda traz a marca escolhida em votação popular para representar o quarto centenário de São Luís.
José de Lima Brandão fez questão de ressaltar que os Correios estão integrados à comemoração dos 400 anos de São Luís. “Nesse sentido, é que fizemos agora o lançamento de duas peças filatélicas muito valorosas”, frisou.
Selo personalizado - Dona Gardênia Gonçalves destacou a importância do selo personalizado para a história de São Luís. “Ele representa toda a população. Fico feliz de participar deste momento, que faz parte da grande comemoração dos 400 anos da nossa cidade”, pontuou.
O presidente do Convention & Visitors Bureau disse que o selo personalizado dará mais visibilidade à cidade. “Com esse selo, São Luís vai ser levada a vários pontos do mundo”, observou.
Presentes à solenidade, estiveram, ainda, os secretários municipais de Turismo, Liviomar Macatrão, e de Comunicação, Edwin Jinkings; o presidente do Instituto Municipal da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), José Marcelo do Espírito Santo, além de funcionários dos Correios e auxiliares de governo.
Segundo o secretário municipal de Governo, Albertino Leal, a entidade que desejar utilizar o selo, deverá se deslocar à Agência Central dos Correios, na Praça João Lisboa.
Design - A marca do selo personalizado possui um design moderno aliado a traços típicos da arquitetura colonial que traduzem a idéia de passado e presente de mãos dadas. Para compor a marca foram utilizados ícones da nossa arquitetura, como arcos, janelas e portas dos casarões coloniais, azulejos e lampiões que permitem fazer uma viagem ao passado.
A inspiração veio de um projeto elaborado a partir de pesquisas e visitas técnicas ao Centro Histórico de São Luís, onde foram observados os detalhes que compõem nosso acervo arquitetônico.
Para o texto da logomarca, foram utilizadas letras modernas e de fácil leitura e aplicabilidade, chamada Kozuca. O número 400 ganhou uma leitura dinâmica através de fitas coloridas, muito adotadas nos trajes que compõem as manifestações folclóricas da cidade, dando leveza e movimento. Nos cantos do selo foram utilizados os desenhos comumente encontrados nos azulejos coloniais.
Leia mais em www.sãoluis.ma.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário