domingo, 22 de julho de 2012

MASOQUISMO


JM Cunha Santos

Para Dulce Brito e Cristiane



Se feliz penso que não sou

infeliz não sou também

e não troco a minha dor

pela alegria de ninguém



Minha alegria de amor

e tristeza social

apenas dizem que a dor

nem todo sempre é um mal



Prefiro a dor antiga

velha, que nunca passou

que suportar a cantiga

de quem reclama do amor



Não sofro por dores novas

que elas não fazem bem

a felicidade prova:

quem sofre é feliz também



Se sofrer a dor alheia

faz bem ao meu coração

alegro-me nesta teia

de sorriso e solidão



Feliz daquele que sofre

infeliz de que não tem

uma dor dentro do cofre

para dividir com alguém



Quem sabe de nostalgia

de ternuras e de carinho

saberá da agonia

que é ser feliz sozinho



Se um sofrimento te rói

defenda tuas alegrias:

A felicidade também dói

- Guarde dor para outros dias

4 comentários:

  1. cunha santos.

    O remédio mais amargo é o que cura as piores doenças, sendo assim nossas dores são um salutar exercicio de resignação e benevolencia espiritual, os que se acham felizes já erram pelo achismo, pois eu perguto o que é o achismo, qual é o valor do achismo, este tal de achismo é pura falta de bom senso e fanha de carater, o certo mesmo saber que felicdade não pode ser comprada e nem achada, felicdade muitas vezes é confundida com momentos de prazer ou alegria passageira por conquistas muitas delas fúeis egoisticas, então não vamos confundir estespequenos momento e fulgazes prazeres com felicidaDE´pois a felicidade é amor desoreendimento, enfim felicidade é coisa raar, cuidao com estes moentos de prazer que o dinheiro ou um cargo nos prorporcina, sendo que quando vai-se a euforia do prazer furtivo muitas vezes nos ataca depressão e a infelicidade por termos confundido as coisas. Dinheiro cunha santos compra remédoio e não compra remédio mas não comprasaúde, compra umacama de ouro cravejada de brilhantes mas não compra um sono justo ao deitar nela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda essa discussão filosófica entre o que é felicidade e o que prazer me deixa confortado com a fugacidade das ilusões por saber que há trechos de nossas almas que somente a poesia pode alcançar. Prabéns, anônimo. Você, de fato, consegue penetrar a essência do ser humano.

      Excluir
  2. Meu amigo e querido poeta, você é para mim uma das melhores descobertas ao longo desse caminhar na diretoria de comunicação da alema, sua poesia latente, seu olhar compreensivo e carinhoso, e sua disposição para ouvir, já o tornam um ser humano grandioso e especial. Sou feliz, sim, e não me peça para definir isso que todos buscamos e poucos sabem o que significa. Melhor sentir e deixar fluir, serei sempre grata e terei orgulho de sabê-lo meu amigo. Aprendo sempre e todo dia, e vc sabe ser uma grande professor no entendimento da natureza humana.
    Grata pelas palavras sábias, pelo ato de refletir e pelo olhar sempre curioso e comprenssivo, continuarei a defender minhas alegrias e sairei melhor no entendimento da dor, onde está implícito o crescer.
    Com carinho, admiração, respeito e amizade
    Dulce

    ResponderExcluir
  3. Sim, amiga, na dor está implícito o crescer e sejamos nós, os cultuadores da nossa própria felicidade, também cultuadores da felicidade dos que nos rodeiam.

    ResponderExcluir