PEQUENO EXPEDIENTE
DOM EUGÊNIO SALES
O deputado Othelino Neto lamentou, na tribuna da Assembléia, a morte do Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro, Dom Eugênio Sales. O parlamentar considerou Dom Eugênio Sales um emergente de figuras da Igreja Católica muito admiradas pela esquerda brasileira, como Dom Helder Câmara e Frei Leonardo Boff.
Segundo Othelino Neto, Dom Eugênio Sales refugiou e protegeu cerca de 4 mil presos políticos vítimas do regime de exceção que se instalou no Brasil a partir de 1964. “Dom Eugênio marcou a história da Igreja Católica no Brasil”, afirmou. Othelino apresentou requerimento de pesar pelo falecimento do arcebispo.
COMISSÃO DA VERDADE
De iniciativa do deputado Bira do Pindaré, foi proposta na Assembléia Legislativa do Maranhão a criação da Comissão Parlamentar da Verdade, seguindo o exemplo da mesma comissão criada na Câmara Federal, nomeada pela presidente Dilma para investigar os crimes da ditadura militar.
Em discurso, Bira afirmou que a sociedade exige um registro dos crimes cometidos nos períodos de exceção no país para que erros do passado não voltem a se repetir. A Comissão proposta pelo parlamentar, se aprovada, será constituída por 5 parlamentares com âmbito na Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa.
Bira lembrou a triste trajetória de Manoel da Conceição que “teve a perna arrancada pelas balas da polícia do governo de então e sofreu torturas terríveis em São Paulo”. Conforme o deputado, Manoel da Conceição teve o pênis pregado em uma ripa e foi arrastado pelo chão da cela onde estava preso. Citou também a deputada Maria Aragão que “sofreu todo tipo de perseguição” e o avô do deputado Othelino Neto, Othelino Nova Alves, também vítima de torturas em período de exceção.
PECULATO DOLOSO
E o deputado Luciano Genésio voltou a soltar os cachorros em cima do ex-prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes, ao anunciar o encontro, na Praça José Sarney, de centenas de professores em protesto contra desvio de recursos do FNDE.
Conforme Genésio, Filuca Mendes sempre esteve envolvido em denúncias de corrupção, desde que em 2006 assumiu a Prefeitura. Ele acusa Filuca do desvio de R$ 6 milhões do abono dos professores daquela cidade na Baixada. Luciano deu ao crime de Filuca Mendes o estranho nome de peculato doloso.
BR 135
Para o deputado Magno Bacelar a questão da BR 135 está resolvida. E graças a uma audiência do senador José Sarney com a presidente Dilma, na qual ela garantiu a duplicação imediata da rodovia em dois trechos que vão até o município de Miranda, agora incluídos no PAC 2, do Governo Federal.
“Sarney a tempos não se elege pelo Maranhão, mas por amor à sua terra atendeu aos clamores do povo maranhense e da classe política”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário