OTHELINO NETO
A visita da presidente da Petrobrás, Graça Foster, à governadora do Maranhão deu o que falar na Assembléia Legislativa. O deputado Othelino Neto criticou o adiamento por tempo indeterminado da conclusão do projeto da Refinaria Premium.
Para Othelino, Graça Foster veio dizer à governadora que não tem data marcada para inauguração e que a história da Refinaria Premium não passou de uma forçação de barra. Segundo Othelino, criada a expectativa da instalação da Refinaria, o preço da terra subiu na região de Bacabeira, mas tudo não passou de um grande engodo.
O parlamentar entende, no entanto, que o objetivo principal foi cumprido: o projeto serviu apenas como instrumento eleitoral para a eleição de Roseana Sarney em 2010. O desmonte antecipado da refinaria traz conseqüências graves para o Maranhão e para o grupo político que referendou o projeto. “O governo do Estado, que tem a obrigação de cuidar da economia, não tem como explicar essa situação”, disse Othelino.
Na visão de Othelino Neto, o governo do Estado mais uma vez trata o Maranhão de forma irresponsável, mas também compromete o projeto de perpetuação no poder que espera alcançar com a eleição de 2014.
MAGNO BACELAR
Já o deputado Magno Bacelar interpreta de forma totalmente diferente a visita de Graça Foster ao Maranhão. Disse que o Estado viveu um grande dia com a visita da presidente da Petrobrás que veio confirmar a instalação da Refinaria no Maranhão. Julga que a Petrobrás apenas trabalha para adequar o projeto da refinaria aos padrões internacionais, daí porque será concluído apenas em 2018. “Temos é que apoiar o projeto e não torcer contra por questões políticas”, disse.
BIRA DO PINDARÉ I
Já o deputado Bira do Pindaré comparou o projeto da Refinaria ao amaldiçoado Kao I, inaugurado em Rosário com toda pompa e circunstância, inclusive com a presença do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Em suas palavras, a Kao I foi financiada com dinheiro público e cantada em verso prosa como a redenção do Maranhão.
Bira acha que não adianta querer atribuir a Lula o desastre da Refinaria Premium, pois ele participou apenas cumprindo uma agenda. O parlamentar entende que o governo do Maranhão vendeu uma grande mentira para ludibriar o povo e conquistar votos. Ele inclusive se perguntou: será que sem a promessa da Refinaria a governadora Roseana teria vencido as eleições?
BIRA DO PINDARÉ 2
Bira do Pindaré voltou a criticar a decisão da Assembléia Legislativa que criou a Fundação da Memória Republicana e disse que junto com ela o mais grave é a criação de 44 cargos, incluindo um cargo de presidente com estatura de secretário para cuidar dos presentes que Sarney recebeu na Presidência da República.
Afirma que a Fundação tem uma estrutura maior que a de muitas secretarias de Estado. E será sustentada com dinheiro do povo maranhense apenas para cultuar um personalismo sem medida. O de José Sarney.
CHICO GOMES
O deputado Chico Gomes anunciou, ontem, sua disposição em disputar a eleição majoritária de sua terra natal, o município de Viana. Ele se diz orgulhoso por ter defendido sempre a Baixada Maranhense e o município de Viana que, aliás, deu origem a outros municípios na região.
Conforme Chico Gomes, a aliança de partidos em torno de sua candidatura a prefeito impactou a cidade. No seu modo de ver, uma aliança formada para levar melhores dias ao povo de Viana. Diz o deputado que 64% da população ainda têm renda per capta familiar abaixo do salário mínimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário