quarta-feira, 30 de abril de 2014

TRAGÉDIA NO MUNICÍPIO DE BACURI CAUSA INDIGNAÇÃO, AFIRMA ELIZIANE GAMA

 “Segundo a deputada, a tragédia é fruto do descaso do Poder Público”

 

A deputada Eliziane Gama (PPS) subiu a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira, dia 30 de abril para se solidarizar com as famílias das vítimas do acidente ocorrido no início da noite desta terça-feira (29) no município de Bacuri, que resultou na morte de oito  pessoas.  Segundo a parlamentar, a tragédia é fruto do descaso do Poder Público com o transporte escolar no Maranhão e poderia ter sido evitada.
 “Quero trazer a minha solidariedade aos familiares dos adolescentes de Bacuri e dizer que infelizmente esse não é um fato estranho, pois quem roda pelo Maranhão acompanha e vê os carros pau de arara andando sem nenhuma possibilidade de segurança, simplesmente uma contrariedade da legislação de trânsito no Maranhão. Eu mesma já trouxe aqui para a tribuna da Assembleia imagens disto”, lamentou.
De acordo com a deputada, a informação é que por volta das 18h30 desta terça-feira (29), um caminhão transportando pedras se chocou de frente com uma caminhonete que levava estudantes do município de Bacuri para o povoado Madragoa (MA-303). Segundo a polícia, oito pessoas morreram e 15 ficaram feridas, e a investigação aponta que um adolescente de 15 anos de idade estava dirigindo a caminhonete.
A deputada também falou sobre a falta de estrutura na saúde para o atendimento das vítimas, e a necessidade de deslocamento para outras cidades.  “Os adolescentes que ficaram feridos estão sendo transferidos e o Ministério Público está acompanhando o deslocamento. O Ministério Público também vai agir na responsabilidade do proprietário do veículo, porque quem dirigia era um adolescente que não tinha habilitação”, completou.
Eliziane lembrou que há um programa para o transporte escolar e há neste caso responsabilidade do governo municipal, estadual e federal.  “No Programa de Transporte Escolar, há recurso do governo federal para a transferência aos municípios de apenas R$ 33 mil, que é um valor muito pequeno para esse programa, notadamente por falta de uma ampliação do ano anterior”, relatou.
Na tribuna a parlamentar destacou a sua indignação com a tragédia, por causa da omissão e descaso do Poder Público.  “Quero lamentar e falo com indignação e revolta porque os familiares agora estão vivendo essa tragédia. Não tive coragem de continuar vendo a fotografia que está estampada nos jornais. Sabendo que era uma tragédia que poderia ser evitada por uma ação que infelizmente não foi feita, e por pura omissão do Poder Público, responsabilidade compartilhada que não é só do governo municipal, porque há uma responsabilidade compartilhada em relação àquelas crianças do Ensino Fundamental e do Ensino Médio”, concluiu
Eliziane Gama informou que encaminhará requerimento convocando representantes da Secretaria de Estado da Educação e também Secretaria de Educação do Município de Bacuri para saber apresentação de relatório sobre a situação do transporte escolar e também representantes da Polícia Rodoviária Estadual para saber sobre a fiscalização do transporte escolar nas rodovias estaduais do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário