segunda-feira, 14 de julho de 2014

FLÁVIO DINO - A DISPOSIÇÃO DE VENCER

Desta vez, a oligarquia da Bemar e da Refinaria Premium está enfrentando um candidato que tem a disposição de vencer.

JM Cunha Santos



Flávio Dino
Nunca foi fácil por abaixo regimes de exceção e o Brasil nunca entendeu porque Sarney, coadjuvado por péssimos governos e enredados em denúncias de corrupção, permaneceu vencendo eleições no Maranhão. Mas o fato é que Sarney enfrentou, nesse tempo todo, uma oposição desunida e cansada que só saía de casa no período da campanha eleitoral. O poder de Sarney, com os generais da ditadura e com o governo Lula, era tanto que faltava às oposições a disposição de vencer.
Flávio Dino perdeu uma eleição para Roseana Sarney, mas não se encolheu. Uniu as oposições em torno da candidatura de Edivaldo Holanda Júnior a prefeito de São Luís e venceu. Não ficou em casa. Criou o projeto “Diálogos pelo Maranhão” e caiu em campo para conversar com o povo sobre as razões de sua pobreza e da pobreza do Maranhão, da falta de escolas, do analfabetismo, da violência e da falta de segurança pública e sobre como a corrupção, nos últimos 50 anos, tem desgraçado o Estado do Maranhão.
Três anos na estrada, três anos pisando o chão de terra batida da pobreza absoluta depois de uma eleição perdida que não lhe provocou o esperado desalento. Horas intermináveis de exaustivas reuniões com líderes oposicionistas de todos os matizes, até isolar o PMDB entre siglas de aluguel, trazer para sua campanha os candidatos a presidentes Aécio Neves e Eduardo Campos e tornar impossível no Maranhão uma aliança de Dilma Roussef com qualquer candidato de Sarney.
Nesse tempo todo, enfrentou a pré-candidatura de Luis Fernando Silva, um candidato dentro do governo, com a Casa Civil nas mãos, comandando a Secretaria de Obras do Estado e, o que pode ter sido ainda mais difícil, finalmente um candidato com fama de honesto no grupo Sarney e premiado entre os melhores prefeitos do Brasil. Nunca nada foi tão mal explicado quanto a substituição da candidatura de Luis Fernando Silva pela de Edinho Lobão. O novo candidato já foi processado pelo Ministério Público, acusado de sonegação de impostos e condenado a prisão pela Justiça Federal, conforme Parecer do MPE. Legalmente, entretanto, o PMDB ainda pode substituir a candidatura de Edinho Lobão.
Flávio Dino enfrentou denúncias falsas na imprensa de Sarney sobre sua gestão na Embratur, viu sua família ser insultada e execrada e até tripudiarem em torno da morte de seu filho, na mais suja e escrota utilização do jornalismo que o Maranhão já viu. Só o que fez foi tapar o nariz e caminhar nas ruas da capital ao lado de 5 mil pessoas e caminhar sob aplausos nas ruas de Imperatriz.
Queiram ou não queiram, é isso o que apavora a oligarquia da Bemar e da Refinaria Premium. Desta vez, eles estão enfrentando um candidato que tem a disposição de vencer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário