Equipe do NTSB está a caminho do Brasil.
Caixa-preta não gravou áudio do voo, diz FAB.
Caixa-preta não gravou áudio do voo, diz FAB.
Do G1, em
São Paulo
Uma
equipe dos Estados Unidos está a caminho do Brasil para participar da
investigação da queda do jato executivo que matou o candidato à Presidência da
República pelo PSB, Eduardo Campos, e mais seis pessoas. O grupo é
formado por especialistas do National Transportation Safety Board (NTSB), a
principal autoridade norte-americana de investigação de acidentes, e da Cessna
Aircraft Company, o fabricante do avião. Assista à reportagem do Jornal da Globo.
O Centro
de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão
investigador da Força Aérea Brasileira (FAB), comunicou nesta sexta-feira (15)
que o gravador de voz do avião acidentado não registrou o áudio da cabine do
voo que transportava Eduardo Campos.
As causas
técnicas da falha do gravador ainda não foram esclarecidas pela FAB.
O
conteúdo que ficou gravado se refere a uma conversa durante abastecimento no
solo, com os motores desligados, em local e data não identificados.
O
gravador tem capacidade para registrar duas horas seguidas de sons, e começa a
trabalhar toda vez que o avião é energizado, isto é, assim que os sistemas
elétricos são ligados.
Às vezes,
na manutenção, os técnicos costumam desligar o gravador, justamente para
impedir que ao ligarem as baterias, conversas anteriores sejam apagadas.
Nota Anac
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que regulamenta a aviação civil, disse que esse tipo de avião não pode decolar se o gravador de voz não estiver funcionando. O equipamento, apesar de não ser um item de segurança, deve ser checado pelo comandante antes do início do taxiamento da aeronave.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que regulamenta a aviação civil, disse que esse tipo de avião não pode decolar se o gravador de voz não estiver funcionando. O equipamento, apesar de não ser um item de segurança, deve ser checado pelo comandante antes do início do taxiamento da aeronave.
Mas essa
regra não se aplica para voos não remunerados. Mesmo que o piloto identifique
que o gravador não está funcionando ele pode voar.
Com as
gravações da cabine, os peritos esperavam ajuda para entender o que aconteceu
com o avião. Os investigadores têm à disposição agora apenas as gravações dos
contatos dos pilotos com os diversos órgãos de controle do tráfego aéreo.
O
brigadeiro Jorge Kersul Filho, que já foi chefe do Cenipa, explicou quais serão
os próximos passos da investigação. “Os investigadores agora vão levantar como
estavam operando os motores. Com a análise dos motores pelo fabricante, vão
levantar as condições meteorológicas do momento ou até desde a decolagem do Rio
de Janeiro”.
Nesta
sexta, peritos da Polícia Federal (PF), da Aeronáutica e da Polícia Civil de
São Paulo continuaram vasculhando a área onde o jatinho caiu. Retiraram vários
pedaços do avião e começaram uma nova etapa da investigação.
Eles
usaram um drone e, ainda, scaners que tiram fotos em três dimensões para criar
um ambiente virtual do local do acidente.
O caso
A queda do avião ocorreu por volta das 10h de quarta-feira (13), em um bairro residencial de Santos, no litoral paulista. Chovia no momento do acidente.
A queda do avião ocorreu por volta das 10h de quarta-feira (13), em um bairro residencial de Santos, no litoral paulista. Chovia no momento do acidente.
A
Aeronáutica informou em nota que o avião decolou do aeroporto Santos Dumont, no
Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá, no litoral de São Paulo.
"Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu. Em seguida, o controle
de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave", informou.
Além de
Eduardo Campos, outras seis pessoas estavam na aeronave.
Veja a
lista:
- Eduardo Campos, candidado à presidência
- Alexandre Severo Silva, fotógrafo
- Carlos Augusto Leal Filho (Percol), assessor
- Geraldo Magela Barbosa da Cunha, piloto
- Marcos Martins, piloto
- Pedro Valadares Neto
- Marcelo de Oliveira Lyra
- Eduardo Campos, candidado à presidência
- Alexandre Severo Silva, fotógrafo
- Carlos Augusto Leal Filho (Percol), assessor
- Geraldo Magela Barbosa da Cunha, piloto
- Marcos Martins, piloto
- Pedro Valadares Neto
- Marcelo de Oliveira Lyra
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