O governo Flávio Dino entregou neste domingo (19), em
homenagem ao Dia Nacional do Índio, duas escolas indígenas reformadas e
ampliadas, localizadas na Unidade Regional de Educação de Barra do Corda. Os
prédios escolares foram entregues às comunidades indígenas das aldeias Rio
Corda (Escola Indígena Manoel Assis Cruz – Tuxauhu) e Patizal (E.I Juliana
Rodrigues Guajajara), beneficiando mais de 600 estudantes indígenas.
Representando o governador Flávio Dino e a secretária
de Estado da Educação, Áurea Prazeres, participaram das entregas das escolas o
adjunto de coordenação das Unidades Regionais de Educação, Fábio Rondom, e de
Gestão Institucional, Wiliandickson, além da supervisora de educação indígena,
Gildete Duta. Também participaram os prefeitos dos municípios de Barra do
Corda, Eric Costa, e de Jenipapo dos Vieiras, Gian Carlos Oliveira, secretários
municipais de educação, além de lideranças indígenas da região.
Fábio Rondon destacou o compromisso do governo Flávio
Dino e da secretária Áurea Prazeres com a educação indígena. “Mais que
construir prédios, o compromisso desse governo é construir escolas de
qualidade, escolas dignas que ofertem ensino de qualidade e realmente promovam
o desenvolvimento social dos estudantes maranhenses”, ressaltou.
“Esse é um governo de participação popular, de
respeito às diversidades. Os índios são recebidos nos prédios e órgãos do Estado
e o governo também vem para a aldeia, porque entende que tem o dever de estar
onde os cidadãos maranhenses estão”, assinalou o Wiliandickson.
Sheicke Guajajara, liderança indígena da aldeia Rio
Corda, elogiou o empenho do governo Flávio Dino para a entrega da reforma e
ampliação da escola e a presença dos representantes do Estado na comunidade
indígena. “Hoje é um dia importante para nós indígenas pela presença do governo
em nossa comunidade entregando uma obra que vai melhorar a educação indígena”,
destacou.
“O governo do Estado, e a secretaria de Educação, vem
empreendendo todos os esforços para garantia do direito à aprendizagem de todos
os estudantes e do respeito às diversidades educacionais, colocando a educação
indígena como agenda importante para o desenvolvimento da política educacional
do Maranhão”, enfatizou a secretária Áurea Prazeres.
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