O governador Flávio
Dino assinou, no Palácio dos Leões, convênio para o processo de implantação de
escolas de ensino médio em tempo integral no Maranhão, na manhã desta
quinta-feira (23). Pelo convênio, o Instituto Natura, o Instituto de
Co-Responsabilidade pela Educação (ICE) e a empresa Alere fornecerão apoio
técnico para o desenvolvimento de um conjunto de ações que visam a melhoria da
oferta e da qualidade do ensino público no estado.
Até o início do próximo ano,
adequações físicas e pedagógicas serão realizadas em escolas do Maranhão para
que elas estejam preparadas para receber os alunos de nível médio em tempo
integral, nove horas e meia por dia, das 7h30 às 17h. A previsão é que já em
fevereiro de 2016, as primeiras 10 escolas de ensino integral em nível médio
estejam funcionando no estado, sendo cinco profissionalizantes e cinco de
iniciação acadêmica.
Jovens de todo o
estado serão beneficiados pelo convênio. “Nós acreditamos muito na parceria
entre a iniciativa privada e o poder público para melhorar as condições da
prestação de serviço público no estado, beneficiando cada vez mais a população.
É isso que estamos concretizando aqui hoje. Essas parcerias são imprescindíveis
para que Maranhão dê o salto que está dando”, destacou o governador Flávio
Dino.
O convênio já vinha sendo pleiteado
pelas instituições envolvidas e pela iniciativa privada desde o ano de 2007,
mas ainda não havia sido concluído pelas gestões anteriores. Ainda em dezembro
do ano passado, após eleito governador, Flávio Dino esteve no Ceará e em
Pernambuco para conhecer experiências exitosas de escolas integrais nesses
estados.
“O sentimento que temos agora é de
que finalmente conseguimos. Antes mesmo de tomar posse, o governador já havia
visitado escolas que ajudamos a implantar em Pernambuco e no Ceará, mostrando
que essa seria uma prioridade do seu governo. Rapidamente ele tomou a decisão,
o projeto avançou e hoje, com menos de quatro meses de gestão, estamos aqui”,
lembrou o presidente do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE),
Marcos Antônio Magalhães.
Adequações
Com a assinatura do convênio, terá início as adequações físicas e pedagógicas nas escolas. “Com esse modelo, o aluno precisará almoçar na escola, socializar, entre outras atividades novas. As escolas carecem desses espaços específicos. O segundo elemento é o planejamento da implantação dessas escolas à luz da infraestrutura pedagógica, ou seja, as escolas terão bibliotecas muito bem equipadas, terão laboratórios de física, química, biologia, matemática e robótica. A terceira vertente é capacitação dos recursos humanos, da secretaria da Educação e das equipes escolares, como professores, coordenadores e diretores de escolas”, detalhou Marcos Antônio Magalhães.
Com a assinatura do convênio, terá início as adequações físicas e pedagógicas nas escolas. “Com esse modelo, o aluno precisará almoçar na escola, socializar, entre outras atividades novas. As escolas carecem desses espaços específicos. O segundo elemento é o planejamento da implantação dessas escolas à luz da infraestrutura pedagógica, ou seja, as escolas terão bibliotecas muito bem equipadas, terão laboratórios de física, química, biologia, matemática e robótica. A terceira vertente é capacitação dos recursos humanos, da secretaria da Educação e das equipes escolares, como professores, coordenadores e diretores de escolas”, detalhou Marcos Antônio Magalhães.
No período em que estarão nas escolas
integrais, os alunos terão acesso, além do currículo básico de cada série de
nível médio, a atividades culturais, pesquisas e laboratórios dentro da própria
escola. “Essa metodologia inovadora vai dignificar a educação no nosso estado
e, desta forma, conseguiremos elevar os índices educacionais no Maranhão, como
orienta a política do governo Flávio Dino”, frisou a secretária de Educação,
Áurea Prazeres.
O secretário de Ciência, Tecnologia e
Inovação, Bira do Pindaré, lembrou que até o momento o Maranhão não conta com
nenhuma escola de nível técnico-profissionalizante mantida pelo governo do
Estado. Estruturas assim no Maranhão são mantidas apenas pelo governo federal,
mas com as parcerias o estado avança na qualidade do ensino público.
“O governador Flávio Dino veio com o
propósito de fazer mudança no nosso estado e essas mudanças significam
necessariamente transformar a realidade educacional, por essa razão, acertamos
mais uma vez, investindo e na educação pública de qualidade, trazendo a
experiência da escola pública de tempo integral”, pontuou Bira do Pindaré.
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