segunda-feira, 27 de junho de 2016

Para fortalecer segurança, Governo do Maranhão investe em valorização policial



Por meio de investimentos para renovação e ampliação de infraestrutura, aquisição de novos equipamentos e concessão de benefícios trabalhistas, o Governo do Maranhão tem se empenhado em cumprir uma agenda de valorização policial. O objetivo é melhorar as condições de trabalho e motivar os profissionais para fortalecer a Segurança Pública do Maranhão.
Em termos de melhorias na infraestrutura, são mais de R$ 46,5 milhões investidos na construção de novas delegacias, quartéis e presídios. As novas Unidades de Segurança conferem dignidade à atuação policial e ampliam o acesso da população ao serviço. As mais recentes foram inauguradas na Região Tocantina, em reforço a prestação do serviço público oferecido nesta região do Maranhão.
A 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil e a 5ª Companhia Independente de Policiamento, ambas em Açailândia, e a sede dos Comandos de Policiamento de Área do Interior (CPAI) 3 e 6 da Polícia Militar, em Imperatriz, atendem ao policiamento realizado nas cidades de Imperatriz, Açailândia, Buriticupu, Timon, Porto Franco, Estreito, Carolina, São João dos Patos e Balsas.
Para o delegado-geral de Polícia Civil, Lawrence Pereira, os novos equipamentos de segurança qualificam a atuação da polícia na região. “As recentes inaugurações demonstram uma valorização por parte do Governo do Estado no tocante ao servidor público que tem, agora, um local mais adequado para a execução do seu trabalho”, disse Lawrence.


Já foram entregues pelo atual governo, as obras do Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro, o 11° Batalhão da Polícia Militar de Timon, a Companhia de Polícia de Turismo da Lagoa, em São Luís, a Academia de Polícia Civil, seis novos postos para o Corpo de Bombeiros, e cinco novos presídios, além da pavimentação e paisagismo do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas.
Em breve, serão inaugurados batalhões da Polícia Militar, um complexo policial para as Polícias Civil e Militar, e diversas delegacias em várias cidades do estado. Também estão previstas, para este ano, mais quatro novos postos para o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CMMA) no interior.
Também estão em obras as duas sedes do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), a Delegacia de Costumes de São Luís, a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e o Instituto de Identificação do Maranhão.
Mais saúde e novos equipamentos
Em reforço a atuação policial, o Governo do Maranhão também investe na saúde do servidor. Mais de 30 mil atendimentos já foram realizados no Centro Integrado de Assistência Médica e Social (Ciams) da Polícia Militar. O Centro Médico, que funciona no Quartel do Comando Geral, no Calhau, em São Luís, foi reativado em agosto do ano passado e desde então oferece atendimento ambulatorial e odontológico para os policiais militares do estado.
A aquisição de novos equipamentos é outra forma de incentivar e motivar os policiais. Até o final do semestre, o Governo do Maranhão irá entregar 300 viaturas para incremento da atuação policial. Só no início deste mês, já foram entregues 100 motocicletas e uma Delegacia Móvel para as Polícias Civil e Militar, em São Luís, onde 20 foram enviadas para uso das tropas em atuação na Região Tocantina.
“Essa entrega de viaturas dá suporte para o pessoal se deslocar. E quando você põe dois policiais, três policiais numa viatura, eles têm melhores condições para realizar a atividade ostensiva”, disse o comandante da Polícia Militar, coronel Frederico Pereira.
Concursos, progressões e premiações
Para aumento do efetivo policial, já foram convocados mais de 1.500 novos policiais, entre militares, civis e bombeiros; nomeados 125 policiais civis, entre delegados, investigadores, escrivães, peritos e legistas; e contratados para os presídios, por meio de processos seletivo, mais de 1.200 servidores, entre auxiliares e especialistas penitenciários, técnicos administrativos e de enfermagem, contribuindo para o fim das terceirizações.
Com o intuito de incentivar o bom exercício da profissão, o Governo do Maranhão empreendeu, ainda, a maior campanha de promoções da história, com a concessão de promoções para 2.300 policiais e bombeiros militares. “Nossos policiais aguardavam há mais de 20 anos pela promoção. Nós realizamos promoções na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros, fundamentais para a valorização e eficiência dos servidores”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela.
A gestão Flávio Dino também programou o pagamento de reajustes salariais. “Enquanto em outros estados está havendo parcelamento de salário, no Maranhão o governador está conseguindo cumprir com um programa de reajustes pactuado para até 2018. Dessa forma, as tropas trabalham mais motivadas e dão o seu melhor”, frisou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto.

O Governo do Maranhão estabeleceu e regulamentou, por meio de lei e portaria, premiações individuais de até R$ 20 mil na apreensão de armas de fogo ilegais por policiais civis e militares. A Medida Provisória (MP) nº 219 e do Decreto nº 31.564, ambos de 28 de março de 2016, atendem ao Estatuto do Desarmamento (Lei Federal nº 10.826/2003) e obedecem aos critérios do Decreto Federal nº 3.665/2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário