sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Governo do Estado realiza mutirão de cirurgias durante ‘Caravana Mais Saúde’ em Imperatriz


A ação oferece diversos serviços de saúde e o mutirão de cirurgias integra as 
atividades. Foto: Francisco Campos
“Aqui parece coisa de primeiro mundo. A todo momento é assistente social, nutricionista e enfermeiros acompanhando tanto o paciente quanto a família”, contou Jedaías Souza, marido da professora Rosilene Silva, 44 anos. A imperatrizense foi uma das pacientes operadas durante a Caravana Mais Saúde, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A ação oferece diversos serviços de saúde e o mutirão de cirurgias integra as atividades.
Previamente agendadas, as cirurgias estão sendo executadas no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto. Um total de 56 procedimentos – entre cirurgias de Hérnia, colecistectomia (vesícula), laqueadura e histerectomia – serão realizados até sábado como parte da programação da Caravana Mais Saúde. Além de moradores de Imperatriz, os procedimentos estão sendo realizados em pacientes de outros municípios como Governador Edson Lobão, Montes Altos, Lajeado Novo, Campestre, Porto Franco, Carolina, Senador La Roque e João Lisboa.
Os beneficiados com as cirurgias comemoram a realização do mutirão e destacam a qualidade dos serviços prestados. “Aqui é bom desde a parte da cozinha até aqui no quarto. Isso é muito bom para a recuperação do pacientes, pois quando a gente se sente bem tratado ficamos mais seguros e tranquilos, o que certamente contribui bastante para o nosso bem estar”, disse Rosilene Silva que fez uma histerectomia.
O comerciante Josimar Sena Ribeiro, 49 anos, contou que aproveitou a oportunidadd para operar a Hérnia que foi diagnosticada. “A gente não pode guardar doença para não evoluir. Gostei muito do atendimento e da estrutura da unidade. Aqui está excelente. Estávamos precisando de um hospital desse em Imperatriz. Outro dia levei minha mãe para operar em Araguaína e a estrutura lá é que nem a daqui, só que lá é particular”, disse.
O diretor administrativo da unidade, Felype Hanns, explicou como foram selecionados os pacientes e o fluxo de atendimento durante o mutirão. “Os pacientes, que vieram encaminhados das secretarias municipais pela gerência regional de saúde, passam por triagem para verificar a validade dos exames pré-operatórios. Depois, o paciente passa por consulta de avaliação com o cirurgião, o cardiologista e o anestesista”, destacou.
O gestor da unidade acrescentou que o atendimento humanizado tem marcado não só o mutirão como as atividades desempenhadas diariamente pelo hospital. “Os pacientes têm avaliado positivamente os serviços. Muitos comentam que aqui é muito bom para ser SUS e esse tem sido o nosso diferencial, a humanização do atendimento. Os pacientes e seus acompanhantes são bem tratados desde a recepção quando chegam. Todas as equipes estão voltadas para o bem-estar físico e mental dos pacientes”, ressaltou o diretor.
Cleane Santos, acompanhante da operadora de caixa, Kelly da Silva, 24 anos, confirmou a qualidade da estrutura e do atendimento na unidade de saúde. “Achei tudo muito bom. Os outros hospitais nem se comparam com esse daqui. Se não fosse esse hospital, nem sei pra onde a gente ia. O quarto é muito confortável, não tenho do que reclamar”, disse.
Caravana Mais Saúde

A Caravana da Saúde em Imperatriz teve início na quarta-feira (21) e acontece até sexta-feira (23). Além do mutirão de cirurgias fazem parte da ação serviços e atividades como realização de exames preventivos, mamografia, papanicolau e palestras; testes rápidos de HIV, Hepatites Virais e Sífilis; orientação e avaliação nutricional; orientações sobre tuberculose, hanseníase, dengue, câncer (bucal, pênis, próstata e colo de útero), verificação de pressão arterial e glicemia; imunização; orientações sobre crescimento e desenvolvimento, aleitamento materno, microcefalia, controle da hipertensão arterial e diabetes, pé diabético, envelhecimento saudável e controle de tabagismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário