quinta-feira, 7 de junho de 2018

Prefeitura atua com diversos serviços na desobstrução do sistema de drenagem em bairros da capital


O trabalho, que esta semana beneficia entre outros bairros o da Areinha, é executado por meio de estratégias como limpeza de canais e galerias, coleta regular do lixo domiciliar e também de um Ecoponto que atende ao bairro



A Prefeitura de São Luís tem atuado na desobstrução do sistema de drenagem em vários bairros da capital. Os serviços, que esta semana estão sendo realizados no bairro da Areinha, é executado por meio de estratégias como a limpeza de canais e galerias, a coleta regular do lixo domiciliar e também de um Ecoponto (localizado no Parque Amazonas e que atende ao bairro) para descarte adequado dos resíduos sólidos, causa principal da obstrução do sistema de drenagem. Os serviços integrados seguem determinação do prefeito Edivaldo e são executados de forma articulada entre a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e o Comitê Gestor de Limpeza Urbana. 
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, enfatiza a importância do trabalho intersetorial. "A gestão do prefeito Edivaldo trabalha de forma integrada em prol da população. Esse trabalho conjunto entre as secretarias e órgãos da gestão municipal vem favorecendo, por exemplo, moradores da Areinha. Os reflexos dessa ação conjunta podem ser observados especialmente na área da limpeza e da infraestrutura do bairro", diz o titular da Semosp.
Nesta semana, equipes da secretaria atuam na área com a limpeza do canal localizado na Rua 48. O serviço está sendo realizado com auxílio de máquina retroescavadeira. O equipamento realiza a desobstrução do canal, com a remoção de resíduos e de outros materiais despejados irregularmente no local. Esse é um serviço regularmente realizado na área por conta do acúmulo constante dos resíduos.



Proprietário de uma oficina nas proximidades do canal, Wermerson Salgado, confirma que muito lixo é descartado de forma irregular na área. "Aqui nunca alagou. A Prefeitura está sempre aqui limpando, vem sempre com essas máquinas, mas acredito que o principal problema é todo esse lixo acumulado. Temos um Ecoponto aqui perto, mas as pessoas insistem em jogar aqui", ressalta.
LIMPEZA


Para combater o descarte irregular, a Prefeitura de São Luís tem implantado uma Política de Gestão de Resíduos Sólidos na cidade, instalando Ecopontos em locais estratégicos da cidade, além de manter a regularidade da coleta domiciliar. Na Areinha, a coleta ocorre sempre às segundas, quartas e sextas no período diurno. O bairro é atendido também pelo Ecoponto do Parque Amazonas, localizado na Avenida dos Africanos.
O equipamento foi inaugurado em 24 de maio de 2016 e, desde então, recebeu mais de 2 mil toneladas de resíduos recicláveis e volumosos. O Ecoponto atende outros bairros da região como Bairro de Fátima, Bom Milagre, Coréia de Baixo, Coréia de Cima, Monte Castelo, Parque Amazonas, Retiro Natal, Madre Deus, Lira, Belira, Codozinho, Macaúba, Vila Bessa, Vila Passos, João Paulo, Caratatiua, Coroado, Alto do Parque Timbira, Parque dos Nobres, Parque Timbiras, Parque Pindorama, Vila dos Nobres, Vila Nice Lobão e Vila São João.
A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela, enfatiza que os Ecopontos são uma iniciativa da Prefeitura de São Luís para reduzir os pontos de acúmulo de lixo na cidade, como o encontrado no canal da Areinha. "O lixo descartado de forma irregular nas vias públicas causa diversos problemas urbanos, como alagamentos, por causa do entupimento de bueiros. Por isso, é fundamental que cada munícipe faça sua parte, fazendo o descarte adequado do seu resíduo", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário