quarta-feira, 8 de agosto de 2018

A Carta Aberta de Márcio Jerry e o deplorável no jornalismo maranhense

JM Cunha Santos



Li, com vagar, e ainda estupefato com a miséria moral em que estão transformando o jornalismo do Maranhão, a Carta Aberta do jornalista e candidato a deputado federal Márcio Jerry. A carta vem confirmar minhas constantes reprovações à forma como essa profissão está sendo usada aqui no Estado.
Marcio Jerry se defende de “Calunias e difamações torpes que tentam atingir minha honra e de familiares meus” e responsabiliza “O velho poder oligárquico corrupto que dá sinais de desespero”.
Com mais de 40 anos de estrada, digo apenas que não esperava viver para assistir o jornalismo do Maranhão descer a um nível tão baixo, no qual a mentira e a difamação viram material de expediente nas pautas das explorações políticas eleitorais. Há coisas ditas e escritas que, de tão infamantes, sequer ousamos transcrever, pois mancham até quem as queira repetir para mostrar o tamanho da indignidade que estão cometendo. Mas posso dizer que são lançadas suspeitas de assassinatos sobre pessoas inocentes, que mulheres são desrespeitadas em sua condição feminina e de Senhoras e pais de família são obrigados a viver a exasperação de ver seus nomes jogados ao lixo impunemente, dentro de suas próprias casas.
É preciso que os verdadeiros jornalistas venham a público, todos os dias, dizer que isso não é jornalismo; é nada além de uma mancha irremovível na profissão.
No mais, transcrevo abaixo a Carta Aberta de Márcio Jerry, mais uma entre as tantas vítimas desse atentado à dignidade também dos jornalistas que honram essa profissão.

Car@s companheir@s,

A semana começou com mais uma orquestração de mentiras, calúnias, difamações torpes tentando atingir minha honra e de familiares meus. Ações arquitetadas nos porões do velho poder oligárquico corrupto, que dá sinais de desespero com mais uma vitória do povo em outubro próximo com a reeleição do companheiro governador Flávio Dino. E sinais doentios de desespero com a possibilidade de minha eleição à Câmara Federal.
Eles agridem mas não me intimidam; eles mentem, mas a verdade se sobrepõe; eles caluniam e difamam, mas a Justiça haverá de reparar na forma da lei.
E eu seguirei de cabeça erguida, com a mesma coerência aos sonhos, projetos e compromissos da vida inteira. Seguirei lutando em defesa do governo Flávio Dino e da reeleição dele para que o Maranhão continue no rumo certo. Seguirei com a mesma coragem combatendo um esquema corrupto que pilhou o nosso estado por décadas e se achou até dono do nosso Maranhão, esquema esse que sofre com a abstinência de recursos públicos para alimentar suas farras particulares e recorre agora, mais uma vez, a armações para tentar voltar ao comando do Maranhão pela via da violência política, da mentira, da baixaria.
Aos que me agridem: graças a Deus tenho uma biografia, uma trajetória e uma atuação política decente, honrada, ética, honesta a me protegerem. Perdem tempo, pois.
Aos tantos e tantos amigos e amigas, companheiros de luta e sonhos: vocês me conhecem e sabem que essa orquestração é apenas mais um capítulo de baixarias bancadas pelo decadente poder oligárquico e seus poucos comparsas. Eles não aceitam as mudanças que estão sendo feitas pelo governador Flávio Dino e temem que minha militância pelo que é bom, belo e justo, chegue à Câmara Federal.
À luta, sempre. Ao combate, viva o povo maranhense!
Venceremos!
Abraço,
Márcio Jerry


Nenhum comentário:

Postar um comentário