sábado, 13 de outubro de 2018

Ódio: racistas, xenófobos e nazistas de prontidão para governar o Brasil

JM Cunha Santos



Dá para lembrar as multidões cegas em torno de Hitler, na Alemanha, querendo punir o mundo por um passado que em nenhuma hipótese poderia ser pior que o futuro que se avizinhava.
Hoje, no Brasil, a suástica que levou à morte mais de 40 milhões de pessoas durante a segunda guerra mundial, é desenhada a ferro na carne das mulheres e o ódio que alimenta a campanha do capitão Bolsonaro se espalha como única proposta de solução para os problemas do país.
O ódio fede. Fede a carniça. A singeleza da frase “Lute como uma garota”, na camisa da funcionária pública Paula Pinheiro Ramos Pessoa Guerra, é respondida com espancamento, selvageria e covardia. Nasce aqui a xenofobia tropical e os nazistas desprezados em todo o mundo se sentem capitães de uma guerra que, até então, não tinham como começar. O racismo ganha corpo, pendurado na boca de um general candidato a vice-presidente que vê nos negros e nos nordestinos as sobras de uma sub-raça que, a seu talante, somente na condição de escrava deveria pertencer ao Brasil.
Pregam a ideia louca de armar toda a população como forma de legítima defesa. Um revólver ou um fuzil em cada casa e o sangue escorrendo aos borbotões num país que sempre foi sinônimo de paz e de concórdia. Estão defendendo a carnificina.
A imprensa, sob o choque das lágrimas, da repulsa e da revolta, é orientada pelos patrões da mídia, na Band e na Record, a defender essa insanidade que, fatalmente, dividirá o Brasil não mais em regiões, mas em mortos e feridos.
E aqui no Maranhão, celeiro dos maiores poetas do país, Roseana Sarney, Adriano Sarney e Roberto Rocha, porque derrotados democraticamente, pregam todo apoio ao capitão Bolsonaro, o capitão da morte certa que, sem meias palavras, parece disposto a conduzir o país a uma guerra civil.
“E eu, que não creio, peço a Deus por minha gente, é gente humilde, que vontade de chorar”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário