quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Deputado Marco Aurélio defende Hospital do Servidor para Imperatriz e bonificação para estudantes maranhenses


JM Cunha Santos


Em defesa de duas causas, uma junto ao governo do Estado, outra junto à Universidade Federal do Maranhão, o deputado Marco Aurélio voltou a reivindicar a construção de um Hospital do Servidor em Imperatriz. Conforme ele, o quadro de servidores no município é imenso e o hospital atenderia também as regiões Sul e Central do Maranhão, onde é grande a quantidade de servidores que precisam de assistência à saúde.
Segundo Marco Aurélio, esses servidores contribuem para o FUNBEN – o Fundo especial para o servidor do Maranhão e precisam vir para o Hospital do Servidor de São Luís. E mais: muitos pagam o FUNBEN e têm que manter também um plano de saúde para a família ou simplesmente deixam de contribuir para o Fundo. “Nós estamos há vários anos trabalhando nesta causa, mostrando caminhos para o governo do Estado, seja na Secretaria de Gestão e Previdência, seja no próprio FUNBEN ou com o próprio governador Flávio Dino. Em várias audiências tratei com ele dessa necessidade da região”, contou.
O parlamentar explicou que criado o Hospital do Servidor de Imperatriz ele atenderia milhares de servidores, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Educação e outros, efetivos ou não, de áreas outras dos serviços públicos. E revelou que para esta causa trabalha com duas teses: ou a construção do HS ou o credenciamento de serviços na rede privada. E destacou que o governador Flávio Dino é sensível a esta pauta dizendo acreditar plenamente que neste ano de 2018 serão dados passos seguros nesse sentido para atender toda a macrorregião tocantina, parte da região Sul e parte da região Central.
SONHO DE ESTAUDANTES
Marco Aurélio classificou que a segunda causa é o sonho de milhares de estudantes da região. Disse que milhares de estudantes lutam para entrar na Universidade Federal do Maranhão, mas a universidade não tem sistema de bonificação e acaba ocorrendo uma desigualdade muito grande. É que a maioria dos alunos que entram nos cursos mais concorridos são de fora, vem das regiões Sul/Sudeste e na primeira oportunidade transferem o curso ou fazem o Enem novamente, com a nota mais alta e voltam para suas terras de origem, ficando as vagas ociosas. “Agora mesmo a UFMA vai abrir edital de remoção para preencher vagas ociosas e se poderia ter estudantes do Maranhão fazendo parte dos seus quadros”, acrescentou.
Segundo o deputado Marco Aurélio ele começou essa luta como voz solitária, mas veio o apoio de muitos parlamentares e foi criada a Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação. Depois de inúmeras audiências com a reitora da UFMA, Nair Portela e seu quadro de pró-reitores, depois de uma audiência gigantesca em Imperatriz, veio uma resposta: A UFMA aprovou o ingresso qualificado com acréscimo de 20 % às notas do ENEM para os estudantes que fizeram até o 3 ano do ensino médio em escolas do Maranhão. “A comunidade estudantil vibrou, mas o Ministério Público Federal entrou com uma Ação Civil Pública e a Justiça acabou suspendendo a bonificação”, lamentou Marco Aurélio.
Neste momento 2 recursos tramitam na Justiça, um pela Advocacia Geral da União e outro pela Defensoria Pública da União. “Tenho certeza de que lá no TRF-1, em Brasília, vamos vencer. Em nenhum outro estado a bonificação caiu. Quem acabou de fazer inscrição no SISU percebeu que em quase todos os estados, no curso de Medicina, há bonificação regional”, declarou. O deputado ainda disse que a Universidade Federal do Maranhão, por meio da reitora Nair Portela, está firme, determinada a lutar até o último momento. “Eu acredito que a justiça se fará, porque é uma injustiça muito grande com os estudantes do Maranhão”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário