segunda-feira, 18 de março de 2019

“Pacto pela Aprendizagem faz do governador Flávio Dino um verdadeiro empreendedor social”, diz deputado Fernando Pessoa


JM Cunha Santos


O deputado estadual Fernando Pessoa ocupou a tribuna, na sessão da última quinta-feira, para agradecer ao Secretário de Estado Felipe Camarão, pelo trabalho desenvolvido na Secretaria de Educação. Referia-se, principalmente, ao Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, instituído pelo governo Flávio Dino.
O parlamentar declarou que o PPA tem como objetivo reforçar a colaboração entre a SEDUC e as secretarias de educação municipais, por meio de ações de desenvolvimento voltadas para a melhoria dos indicadores e concretização das medidas quantitativas e qualitativas de forma cooperativa do Plano de Educação do Estado e dos Municípios.
Conforme o deputado Fernando Pessoa, o projeto garantirá que todos os estudantes do território maranhense sejam alfabetizados na idade certa, reduzindo, assim, a distorção Idade-Séries na educação básica e elevando, em consequência, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), além de propiciar, continuamente, o aperfeiçoamento da formação do profissional de ensino.
Fernando Pessoa explicou que por meio deste pacto junto aos municípios serão desenvolvidas ações de infraestrutura, gestão, avaliação educacional, principalmente suprimento, suporte, apoio a gestão de programas e projetos federais.  Para que os municípios sejam beneficiados terão que firmar termo de adesão ao Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, o que acontecerá agora nesse próximo dia 20 sob a coordenação da SEDUC.
EMPREENDEDOR SOCIAL
Fernando Pessoa ressaltou, ainda, que o pacto é mais uma grande e importante ação do governo do Estado que vem potencializar uma das maiores programações de melhoria na educação, criada ainda no primeiro mandato do governador Flávio Dino e já consolidado no programa Escola Digna, por meio do qual, desde sua criação, já foram construídas e reformadas, entre 2015 e 2018, mais de 850 escolas. Neste início de 2018, informou, mais de 200 obras encontram-se em andamento na área da educação. “O programa Escola Digna retirou e continua retirando a educação do atraso a que ficou submetida durante décadas e trata-se de uma política pública destinada a garantir um futuro melhor para todos, sem distinção”, afirmou.
O deputado disse ainda que a visão administrativa voltada para o resultado concreto, através da instituição do Plano pelo Fortalecimento da Aprendizagem faz do governador Flávio Dino um verdadeiro empreendedor social. Para ele, mesmo diante das incertezas políticas e econômico-administrativas que pairam sobre a Nação, o governador vem dando aula de como reinventar a administração pública, promovendo mudanças que estão dando visibilidade ao Maranhão dentro do cenário nacional. “Para se ter uma ideia, em 2018 houve um crescimento de 20 % do IDEB do Maranhão em relação aos indicadores deixados pela gestão passada. O Maranhão subiu da vigésima primeira para a décima terceira posição no país, ao lado de estados como Rio Grande do Sul e Distrito Federal, conhecidos nacionalmente por sua rede pública de qualidade. No Nordeste, no mesmo ano, de apuração, o nosso Estado ficou em terceiro lugar, atrás apenas de Ceará e Pernambuco.
Segundo o deputado Fernando Pessoa, com Felipe Camarão à frente da Educação, escolas de taipa foram substituídas por modernas construções, ambientações escolares favoráveis à melhoria do desempenho dos professores e, consequentemente, de alunos, refletindo, sobremaneira, na melhoria dos indicadores educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário