terça-feira, 21 de maio de 2019

Coordenador de jornalismo, Ribamar Praseres define perfil da nova Rádio Timbira para assessores de comunicação

JM Cunha Santos


“Uma emissora estatal com vocação pública”. Assim o Coordenador de Jornalismo da Rádio Timbira, Ribamar Praseres, definiu, durante encontro de assessores de imprensa com o Secretário de Estado da Comunicação, Rodrigo Lago e Secretário Adjunto, Daniel Merli, o perfil da nova Rádio Timbira, esta que se reestruturou completamente a partir do primeiro mandato do governador Flávio Dino.
Discorrendo sobre a diversificação dos programas da emissora e de como eles devem ser utilizados pelas assessorias, Praseres descreveu o alcance da 1290 que chega aos mais longínquos municípios do Maranhão e a outros estados e informou que a programação da Rádio Timbira é retransmitida, hoje, por mais de 50 rádios comunitárias e comerciais.
Ao definir a vocação pública da emissora oficial do Estado, Ribamar Praseres fez notar que a Rádio Timbira acompanha a agenda do Governo, do governador Flávio Dino, do vice-governador Carlos Brandão e das Secretarias de Estado, mas também está aberta aos noticiários
dos movimentos sociais, organizações da sociedade civil, atividades culturais e esportivas etc.
Conforme Praseres, da grade de programação constam 17 programas, dos quais 2 são gravados e 15 ao vivo, ou seja, com microfone aberto e participação direta da população, que incluem o noticiário do dia a dia (“notícias manchetadas”, em suas palavras), entrevistas, debates, cultura, esportes, variedades. Quase todos com destacáveis e tradicionais nomes do rádio maranhense, como José Raimundo Rodrigues, Silvan Alves, Gilberto Lima, Marcus Saldanha, Edivaldo Oliveira, Gil Porto, Mônica Moreira Lima, Ivson Lima, dentre outros, além de uma equipe de repórteres e estagiários que buscam as notícias do dia a dia em todo o Maranhão.
As assessorias de comunicação foram convidadas a ser parte direta do espaço de comunicação disponibilizado pela Timbira, através do agendamento de entrevistas, pautas e noticiários, no sentido de também atender às demandas propostas pelos ouvintes que, através do wathsap e ligações diretas, acessam a programação 24 horas por dia, de domingo a domingo, inclusive feriados e “dias santos”.
A Rádio Timbira, cujo alcance até o ano de 2014 não passava do Estreito dos Mosquitos é, hoje, a emissora mais popular do Estado. E os profissionais do rádio só têm a agradecer os investimentos nela feitos pelo governador Flávio Dino, a presteza da Secretaria de Comunicação no atendimento de suas demandas e à indiscutível competência do Diretor Geral, Robson Paz e equipe que com ele dirige a primeira emissora de radiodifusão do Estado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário