domingo, 26 de janeiro de 2020

Artigo de Flávio Dino: Vitórias na saúde




Em razão das desigualdades obscenas que marcam a realidade brasileira, fica evidente a necessidade de priorização de políticas públicas em favor daqueles que mais precisam. É nesse sentido que o Sistema Único de Saúde (SUS) se torna imprescindível como garantidor de um direito básico: a saúde. Ainda que existam muitos problemas no SUS, é graças a ele que milhares de vidas são salvas todos os dias. São vidas que se perderiam se tivéssemos um sistema exclusivamente privado e pago. Aqui no Maranhão, tanto reconhecemos essa importância social que temos envidado esforços para fortalecimento do SUS e expansão de sua eficiência, ampliando investimentos com recursos estaduais. Me alegro que, em nossa gestão, alcançamos a marca da maior rede pública de saúde que este Estado já teve.
Nesta última semana, lançamos o Programa Mais Cirurgias, com o qual ampliaremos em 180% a quantidade de cirurgias eletivas realizadas no Maranhão em 2020, comparado a 2014. Serão 70 mil cirurgias, em diversas especialidades médicas, que vão permitir que pacientes em filas de espera sejam atendidos com mais agilidade. Os procedimentos já estão sendo realizados em 12 grandes hospitais regionais.
Também nos últimos dias, reforçamos a rede maranhense de tratamento do câncer com a instalação de um acelerador linear no Hospital Aldenora Bello, que vai incrementar o atendimento de radioterapia em mais de 50%. Somado a isto, firmamos convênios e liberamos emendas parlamentares para o Aldenora, de mais de R$ 13 milhões. Lembro que o Maranhão possuía apenas 2 equipamentos de radioterapia, quando eu cheguei ao governo em 2015. Hoje são 4 e em breve serão 6, constituindo um avanço significativo. E tivemos a implantação da oncologia infantil em Imperatriz, início do tratamento oncológico em Caxias e reforma do antigo Hospital Geral, em São Luís, que passou a ser unidade de atendimento exclusivo para tratamento do Câncer, desde outubro de 2017.
Em Cururupu, mediante apoio do governo do Estado, modernizamos a Santa Casa da cidade, que atende ao litoral ocidental. Ainda este ano, entregaremos novos hospitais e policlínicas que vão fortalecer a rede estadual de Saúde, a exemplo da Policlínica de Matões do Norte, que está em funcionamento e já inaugurou o programa Travessia Saúde para transporte gratuito dos moradores das cidades vizinhas à unidade.
Todos esses investimentos no sistema de saúde do Maranhão são possíveis graças à boa e séria aplicação do dinheiro público, o que considero um legado de nosso governo em todas as áreas. O nosso compromisso é garantir direitos para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário