quinta-feira, 2 de julho de 2020

Márcio Jerry defende que auxílio emergencial se torne programa permanente




Vice-líder do PC do B na Câmara, o deputado federal Márcio Jerry afirmou, nesta quinta-feira, que defende a transformação do auxílio emergencial em programa permanente “para garantir renda mínima aos que mais precisam de proteção social” no Brasil.
O debate sobre a ampliação do benefício criado durante a pandemia para trabalhadores informais vem ganhando força entre as lideranças dos setores progressistas.
A extensão do auxílio também é tema de pesquisas acadêmicas. Economistas da Universidade Federal de Minas Gerais apresentaram estudo técnico detalhando que a prorrogação do benefício siga até o fim do ano, por exemplo. E que pode devolver à União cerca de 45 % dos valores pagos às famílias, uma vez que o dinheiro acaba sendo utilizado na compra de bens e serviços, movimenta a economia e gera arrecadação de impostos.
Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, Débora Freire, uma das autoras do estudo da UFMG, disse que “muito se fala do custo de manter a política até o fim do ano, mas a gente precisa pensar no custo líquido. Sem o benefício, a atividade econômica vai cair mais ainda e aí a gente tem impactos negativos nas contas públicas da mesma forma”. Para a pesquisadora, além da extensão até dezembro, o ideal seria também tornar o programa permanente, com foco nos mais pobres e financiado por alterações no sistema tributário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário