quinta-feira, 27 de agosto de 2020

“Que tipo de “gente” é capaz de agredir uma família em luto”, indaga o governador Flávio Dino

JM Cunha Santos

 

A pungente pergunta do governador do Maranhão, Flávio Dino, ante a perplexidade geral que causou o uso político da morte de seu pai, o jornalista e advogado Sálvio Dino, é mais um alerta contra o ódio que nasceu no Brasil junto com a eleição do presidente Jair Bolsonaro. O ódio que nestes quase dois anos circula nas redes sociais, que pula e explode em nossas caras todos os dias e que a gente não sabia que existia aqui.

O ódio contamina, com a mesma velocidade de um vírus. Não são pessoas. São os mesmo e velhos sicários de Mefistófeles arrombando as portarias do inferno para instalar o poder do terror e a desumanidade nos corações brasileiros. Só querem magoar, ferir, matar, humilhar, desrespeitar, injuriar, infamar, saciar a sede de sangue que sempre inflamou suas gargantas e lhes faz tossir as secreções que habitam suas almas.

Que tipo de gente é essa, se acaso é gente? Quatro armas para cada brasileiro. Cem cartuchos para cada um. Degola moral, degola carnal e essa é a política que assiste aos criminosos no entorno do poder.

O ódio acima de tudo. Acima da dignidade humana, acima da solidariedade, da piedade, do direito à vida, do amor ao próximo. O ódio, a arma que usam para lutar contra os homens e contra Deus.

E isso faz solidão, isso faz desesperança, faz descrer da humanidade. Isso faz em nós uma dor além da carne e ofusca nossa capacidade de entendimento: que mórbido e diabólico prazer é esse que sentem no sofrimento alheio?

À sua comovente indagação, o governador acrescenta: que tipo de gente é capaz de usar uma foto de um velório de 2018 como sendo o do meu pai para me agredir? Para constatar, em seguida, o que parece translucido a toda a humanidade: “Já vi muitos tipos de criminosos, mas ainda me impressiono com o que estão transformando a política brasileira”.

E essa é a gente da xenofobia, do supremacismo, do racismo, da tortura, do fascismo, da eliminação física, da pistolagem, da impiedade. Não há nada a se esperar de bom de gente assim.

Essa é a gente que, infelizmente, hoje governa o Brasil. 

Um comentário:

  1. I thoroughly enjoyed reading your insightful blog post! As a dedicated follower and fellow blogger, I appreciate the valuable information you consistently share. Your content is always engaging and well-researched. Since you're a blogger too, I thought you might find my blog interesting. Here's the link: visit. Looking forward to exchanging thoughts and insights with you!

    ResponderExcluir