domingo, 18 de outubro de 2020

Na “Média Móvel de Administrações”, Flávio Dino é o melhor governador do Brasil e Jair Bolsonaro o pior presidente do mundo

JM Cunha Santos


Para o Painel Poder, do site Congresso em Foco, Flávio Dino permanece, desde 2018, quando a avaliação começou a ser feita, entre os três melhores governadores do Brasil, ocupando, neste ano de 2020, o segundo lugar. Mas como o consórcio de veículos de comunicação que estuda, mede e avalia os efeitos da pandemia de coronavírus criou o que se convencionou chamar Média Móvel, podemos assegurar, sem nenhuma possibilidade de erro, que Flávio Dino é, na média dos anos de 2015 até aqui, o melhor governador do Brasil.

Senão vejamos: No ano de 2015, na avaliação do Portal G1, da Rede Globo, Flávio Dino ficou entre os dois melhores governadores do país e nos anos seguintes, até o fim do mandato, assumiu a liderança. Ou seja, foi o melhor em 2016, 2017 e 2018 quando o Portal G1 aferiu que continuava em primeiro lugar com 94,5 % dos compromissos de campanha cumpridos. Em 2019, ficou novamente em segundo lugar, cumprindo 70 % de suas promessas, contra 74 % do governador do Ceará.

Se aplicarmos na administração a Média Móvel hoje usada pelos principais veículos de comunicação, teremos que é Flávio Dino o que a mais tempo permanece como melhor governador do país.

O governador recebe mais essa avaliação positiva do Congresso em Foco, em meio a ótimas notícias para o Maranhão: o estado manteve o crescimento do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), atingindo 3,7 e ultrapassando, em São Luís, a projeção do Ministério da Educação; ficou em primeiro lugar no ranking de combate à pandemia de coronavírus entre os 27 estados brasileiros; foi também o estado que mais gerou empregos durante a pandemia.

E o governador Flávio Dino recebeu essa última avaliação do Congresso em Foco, anunciando a antecipação do pagamento do décimo terceiro salário. Isso quando há estados em que o pagamento do décimo está sendo feito em parcelas, ou nem é feito.

BOLSONARO

Já o presidente Jair Bolsonaro vem sendo apontado como o pior líder mundial desde 2019, principalmente pelas políticas ambiental e de combate à pandemia de seu governo. O desmonte do Ibama, o estímulo aos ataques a reservas indígenas, o descaso no combate a pandemia, a corrida armamentista provocada por decretos, a criminosa devastação da Amazônia, além dos incêndios nessa floresta e no Pantanal e os privilégios, inclusive de lei, ofertados a madeireiros, fazendeiros e grileiros, deixam a imagem do Brasil lá embaixo no ranking internacional.

Os principais jornais do mundo, como o americano The New York Time, a revista inglesa The Economist, o alemão Der Spiegel, o espanhol El País, fuzilam a gestão de Jair Bolsonaro em editoriais impiedosos. Isso sem contar o que dizem dele os principais líderes da União Europeia que chegam a considera-lo uma ameaça a acordos econômicos com o Mercosul. Não esquecendo que Jair Bolsonaro é também racista declarado, como já publicamos aqui.

Por essas e por outras é que Flávio Dino é sempre citado, dentro e fora do país, entre os mais notáveis candidatos à Presidência do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário