sábado, 10 de outubro de 2020

Senadores americanos investem contra o que chamam de ataques racistas do governo Bolsonaro no Maranhão

JM Cunha Santos

A BBC News Brasil noticiou, no último dia 7 de outubro, que segundo o senador e ex-pré-candidato a Presidência dos EUA, Bernie Sanders, o governo de Jair Bolsonaro é responsável por ataques implacáveis contra comunidades indígenas e quilombolas. “Meus colegas e eu pedimos que o Congresso se levante e insista que os dólares dos contribuintes dos EUA não sejam usados para apoiar os esforços do governo Bolsonaro para deslocar, reprimir e ameaçar ainda mais o modo de vida dessas comunidades”, disse Sanders à BBC News.

Uma carta assinada por quatro senadores, incluindo Bernie, pede que o governo americano não participe de projetos que coloquem comunidades quilombolas brasileiras sob o risco de ataques racistas e desapropriações. Os senadores contestam a intenção de Donald Trump de investir em pesquisas e lançamentos de satélites do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

Os políticos americanos entendem que o dinheiro de impostos do país não deve ser usado para desapropriar forçadamente comunidades indígenas e quilombolas centenárias. O governo Bolsonaro afirma que o Acordo de Alcântara estimulará o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro e poderá gerar investimentos de até R$ 1,5 bilhão na economia nacional.

Em Alcântara existem mais de 200 comunidades quilombolas agrupadas em três territórios e uma resolução federal publicada em março de 2020 ordenou a execução, por meio do Comando da Aeronáutica, das mudanças das famílias realocadas. Uma decisão da Justiça Federal de maio de 2020, entretanto, proibiu a remoção de famílias quilombolas da região até que sejam feitas consultas abertas às comunidades afetadas. Mas é lógico que o racista Jair Bolsonaro que, conforme matéria aqui no Blog, comparou negros a porcos e outros animais durante palestra no Rio de Janeiro, não está interessado no que os remanescentes de quilombos têm a dizer, mas apenas nos R$ 1,5 bilhão que espera faturar em Alcântara.

Por mais de 300 anos, africanos que foram escravizados e seus descendentes vivem em comunidades quilombolas em Alcântara. E são muitas as comunidades quilombolas no Estado, 22 delas no município de Anajatuba onde o candidato a prefeito Eduardo Braide, que apoia Bolsonaro, foi muito bem votado em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário