sábado, 1 de maio de 2021

No Dia do Trabalhador, Governo inaugura obras de urbanização e entrega cartões de auxílio a catadores de resíduos sólidos

 

Foto: Nael Reis

O governador Flávio Dino e o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Márcio Jerry, entregaram, na manhã deste sábado (1º), no Dia do Trabalhador, mais uma etapa da urbanização da Ponta do São Francisco, em São Luís. Na ocasião, o governador fez a entrega de cartões do Programa de Incremento à Renda dos Catadores Maranhenses, integrando as ações em benefício dos catadores de resíduos sólidos por conta da pandemia. 

O governador Flávio Dino enfatizou que a entrega dos cartões aos catadores representa valorização de uma classe trabalhadora que presta um serviço ambiental fundamental, no que refere à reciclagem e proteção do meio ambiente.

Durante a agenda pelo Dia do Trabalhador, o governador frisou os investimentos de R$ 2,2 milhões em infraestrutura, que resultaram em sete grandes obras de urbanização, garantindo o acesso de moradores ao lazer, esporte e convivência. 

“São obras que valorizam os bairros onde a classe trabalhadora mora e garantindo direitos essenciais. Como lembrou um morador, vários, por décadas, passavam por cima da ponte do São Francisco e não olhavam a urbanização desse bairro. Fizemos várias obras, para que tenhamos um dia da classe trabalhadora, em que, nos seus locais de moradia e de trabalho, se sintam valorizados”, reforçou Flávio Dino. 

O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Márcio Jerry, parabenizou a classe trabalhadora, frisando ser um dia de renovar o espírito de luta do povo. “Este momento de pandemia é de vacina, emprego e pão, que podemos dividir, celebrando o Dia do Trabalhador. Esta entrega é muito importante, da penúltima etapa da ponte do São Francisco, e vários polos da cidade com a entrega de obras e equipamentos públicos que melhoram a vida de nosso povo”, pontuou.

Também presente durante a homenagem ao Dia do Trabalhador, o secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Jowberth Alves, reforçou o compromisso da gestão estadual em cuidar das pessoas. “O auxílio representa mais um avanço para essa categoria que desde sempre é invisibilizada pela sociedade, por parte do poder público. Mas o governador Flávio Dino, com a sensibilidade que tem com as categorias de todos os trabalhadores, permite hoje a consolidação de mais uma ação em favor da categoria”, declarou.

Ponte São Francisco

Com 550 metros quadrados, a nova praça, construída pelo Governo do Estado por meio da Secid, integra o plano de urbanização para a área ao longo da Avenida Ferreira Gullar e de intervenção do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II. O projeto urbanístico dessa região, às margens da Avenida Ferreira Gullar, possui uma divisão em três setores para entrega dos benefícios. 

A comunidade do bairro São Francisco já foi beneficiada, em abril do ano passado, com a entrega do setor um, ao lado do Residencial José Chagas – praça equipada com bancos, iluminação, academia de ginástica e playground; e o setor dois com praça e quadra de futebol de areia, além de uma quadra poliesportiva coberta.

Já o setor três está dividido em duas partes: a que foi entregue neste sábado está urbanizada com uma praça completa, calçamento em blocos de concreto em trecho da orla marítima e recebeu também a construção de posto de saúde onde será instalada uma Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) – projeto criado pelo governador Flávio Dino para ampliar o acesso da população maranhense a serviços odontológicos. 

A outra etapa desta obra está em andamento na área próxima da ponte do São Francisco. O projeto para o local prevê a construção de cais com rampa para atracação e acesso de pequenas embarcações pesqueiras e de lazer, playgrounds, áreas para ginástica, paisagismo, sistema de iluminação pública, redes de abastecimento de água, rede de coleta sanitária e de drenagem superficial. Tudo isso com a bela vista para a Baía de São Marcos.

“Sem dúvida nenhuma, esperamos o crescimento. Esse trabalho valoriza nossa área, que antes era depredada. Quem ganha é a comunidade e peço aos moradores, que preservem e lutem por esse patrimônio, lembrando que alguém se sensibilizou para buscar essa melhoria. Parabenizo os contemplados e vejo que o Governo do Estado tem se mostrado o governo do povo, acessível à comunidade e preocupado com o bem-estar dos maranhenses”, avaliou a moradora Elizabeth Costa, do Recanto dos Signos, que representou os demais residentes de áreas recuperadas pela Secid. 

Mais inaugurações

Além da Praça da Ponta do São Francisco, foram entregues mais seis praças beneficiando moradores dos bairros Vila Industrial, Vila Sarney, Vila Nova República, na zona rural; Residencial Ribeira e Residencial Piancó, na área Itaqui-Bacanga; e Recanto dos Signos, na região da Cidade Operária.

Com uma área de 361 m², a Praça da Vila Sarney é um espaço de convivência e lazer. A intervenção inclui a troca de piso, paisagismo, playground, acessibilidade e mobiliário, que abrange a colocação bancos e lixeiras.

Já na Vila Industrial, o espaço possui 848 m² e os trabalhos realizados resultaram na substituição do piso, paisagismo, playground, academia para idoso, acessibilidade, que inclui rampa e piso podotátil – que tem a função de orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão, por isso é diferenciado com textura e cor para ser perceptível, destacando-se do restante do piso que estiver ao redor.

A Praça da Vila República, localizada no bairro do Maracanã, a área tem 438 m² e era um grande anseio da comunidade. No Paraíso Piancó, o equipamento público situado no bairro da Vila Embratel, área Itaqui-Bacanga, conta com uma área de 813 m², que agora possui academia para idoso, áreas de jogos e recreação, playground e acessibilidade.

No Residencial Ribeira, a Secid revitalizou um espaço em frente ao Centro Comercial Ribeira. O local possui 3.037,27 m² e abrange uma série de intervenções, como a troca de piso, acessibilidade, paisagismo, playground, academia para idoso, acessibilidade e colocação de lixeiras e bancos.

Auxílio a catadores

“Os catadores prestam um serviço ambiental e esse auxílio que instituímos é uma forma de apoiar esta atividade e tem, claro, nesse momento, a dimensão do combate à crise, pois sabemos da série de consequências por conta do coronavírus, no aspecto sanitário e também no socioeconômico. Com essa medida, estamos homenageando toda a classe trabalhadora; e com as inaugurações, mostrando um caminho no combate ao desemprego”, frisou o governador, na entrega dos cartões aos catadores. 

Flávio Dino lembrou que o Maranhão está no quinto ano consecutivo de Caged positivo. O Caged é órgão do Ministério do Trabalho que mede o desemprego formal, com carteira assinada. “No Maranhão, são mais pessoas com carteira assinada, mais pessoas admitidas. E este ano estamos mantendo. A ideia do dinheiro público fazendo obras que geram emprego, como essa praça, é uma ideia vitoriosa”, comentou.

Cleuba Melo Cunha, 42 anos, há 12 trabalhando como catadora, frisou que “esse cartão de auxílio é uma conquista, que esperávamos há muito tempo e agradeço ao governador Flávio Dino por nos dar esse reconhecimento, que é uma benção e muitos colegas catadores, principalmente do interior, esperavam por isso”.

O Programa Estadual de Incremento à Renda dos Catadores Maranhenses – auxílio emergencial – é voltado a catadores de resíduos, para ajudar no enfrentamento às adversidades sociais, decorrentes da pandemia da Covid-19. Os beneficiados receberam cartões com valor de R$ 400. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

Também participaram da agenda pelo Dia do Trabalhador, o vice-governador Carlos Brandão, autoridades políticas, lideranças comunitárias e moradores da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário