quarta-feira, 14 de julho de 2021

Os soluços de Bolsonaro e os soluços do povo brasileiro

 JM Cunha Santos

Não entendo porque Jair Bolsonaro reclama de uma semana de soluços persistentes, se o povo brasileiro soluça em lágrimas incontroláveis

desde o dia em que ele assumiu o governo.

O presidente chegou a dizer: “Se eu começo a falar muito, volta o soluço”. Mas certamente não é porque fala muito, é porque não diz nada que se aproveite. Uma de suas últimas baboseiras tirânicas foi afirmar: “ou é voto impresso ou não tem eleição”. Mas quem esse moço pensa que é para interromper o processo eleitoral no Brasil? Julga, por acaso, que esta Nação é uma milícia chefiada por ele ao sabor da truculência armada e da subjugação?

O povo brasileiro já soluçou oceanos de lágrimas com os 535 mil mortos pela covid-19 que ele, mais que soluçando, vomitando asneiras, arranjou para o país. Soluçou quando o presidente defendeu a tortura, quando desatou uma política armamentista criminosa, quando pregou a volta do AI-5, nas tantas vezes que se insurgiu contra a democracia a tanto custo conquistada.

O povo brasileiro soluça até hoje e vai continuar soluçando por muito tempo ainda, porque seu governo não teve capacidade de adquirir vacinas contra a covid em tempo hábil, porque, pessoalmente, se insurgiu contra o uso de máscaras, provocou aglomerações, permitiu que charlatães financiados por laboratórios inescrupulosos à busca de lucros astronômicos fizessem o povo acreditar que a cloroquina e a ivermectina proporcionariam a cura definitiva da covid-19 no Brasil.

Ele fez o povo brasileiro soluçar quando comparou os negros do país a carne de porco, quando insultou mulheres e ameaçou a imprensa, quando arrancou dos socavões da intolerância nazistas, fascistas e nazifascistas que aqui ressuscitaram o ódio e, com ele, o racismo, a xenofobia, a misoginia.

Fez o povo brasileiro soluçar lágrimas de sangue quando escancarou a Amazônia e o Pantanal para a devastação criminosa de grileiros e madeireiros, para os incêndios arranjados, quando liquidou com a educação e a pesquisa no país, com a saúde e o meio ambiente, quando pregou a invasão de hospitais, permitindo o ataque de fascistas contra médicos e enfermeiros, estes, afinal, os grandes heróis na guerra contra uma pandemia que arrasa o Brasil.

O povo brasileiro soluça incalculáveis oceanos de lágrimas por mais de 535 mil mortos e uma quantidade incalculável de órfãos da pandemia.

Que o Senhor presidente soluce também...até não poder mais.

 

O povo brasileiro soluça   

Nenhum comentário:

Postar um comentário