quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cleide Coutinho defende melhor remuneração para classe médica



                                                     Deputada Cleide Coutinho 

A Deputada Cleide Coutinho, falou nesta teça feira, dia 20, sobre o dia do médico que foi comemorado no ultimo dia 18. Em seu discurso alertou sobre a insatisfação da classe médica, em relação à remuneração recebida, os obrigando a assumir vários postos de trabalho.


Um projeto de lei de autoria do Deputado Pavão Filho, que ainda não foi votado na Assembleia, solicita ao Governo do Estado, para que seja criada a carreira de médico no âmbito civil do Poder Executivo do Estado do Maranhão. Esta lei criará a carreira de médico, que será composta das classes A, B, C, e D, de acordo com os níveis de formação profissional e cuja remuneração não poderá ser inferior ao subsídio do Procurador do Estado ou Delegado de Polícia. Não sendo somente a remuneração médica importante, mas também os cursos de capacitação, de reciclagem que deverão ser ministrados periodicamente, pois ensejam a atualização do ensino médico, que deve ser uma meta para todos os que trabalham nesta profissão tão importante, destacou a Parlamentar.


Cleide Coutinho, falou ainda que solicitará recursos para serem destinados ao Hospital Universitário da UEMA de Caxias, visando a aquisição de equipamentos, contratação de Professores, além da construção do hospital. Destacou, que durante a visita da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa a Caxias, sentiu interesse por parte dos Deputados membros da Comissão, em ajudar a solucionar os problemas detectados.


A parlamentar agradeceu ao Prefeito de Caxias Humberto Coutinho, ao Vice Prefeito Junior Martins e aos Vereadores, e em especial aos Professores, Diretores e Estudantes pelos esforços feitos por todos para que essa escola continue funcionando. Agradeceu ainda à Diretora do Curso de Medicina – Rose Marie de Jesus Jacome Castelo Branco, ao Diretor do Curso de Enfermagem – José de Ribamar Ross; Diretor do Centro de Estudos Superiores de Caxias – Professor Raimundo Luis Ferreira de Almeida e ao Professor do Departamento de Química e Biologia - Aluisio Bittencourt de Albuquerque.


A Deputada encerrou seu pronunciamento citando parte do discurso do Senador piauiense Mão Santa, no ultimo dia 19, no qual afirma: “medicina é um sacerdócio; sacerdócio sim pelo trabalho humanitário que faz, mas é também uma das profissões que mais necessitam ser amparadas por leis, porque sendo uma profissão que trabalha para trazer a saúde à população, que tem necessariamente de atender ao conceito tão conhecido que diz ser a saúde” e ela complementou ao acrescentar que é um completo bem estar físico, mental e social - para cumprirmos este lindo sacerdócio é preciso que nos sejam proporcionadas melhores condições de trabalho, o que só poderá acontecer através da boa vontade dos governantes e de leis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário