quinta-feira, 15 de outubro de 2009



Helena defende Piso Salarial Nacional dos Professores



                                                          Deputada Helena Heluy

A deputada Helena Barros Heluy ocupou a tribuna na manhã de ontem para proferir saudação pela passagem do dia do Professor, 15 de outubro.



A deputada chegou a dizer que talvez fosse necessário parar o Brasil para reverenciar os professores, nominando os professores leigos do interior do Estado, os pós graduados e os da rede pública e privada.



Helena Heluy fez um retrospecto de sua atividade estudantil a partir das afinidades com inúmeros professores que marcaram sua vida e a quem se sente na obrigação de reverenciar. E citou, entre outros, as professoras e professores Ivone Rezende, Dagmar Desterro, Maria Coaraci, “figuras, por assim dizer, heráldicas do magistério”. Helena homenageou também os professores Lúcia Ferro Costa e Vera Sales destacando nesta seu compromisso ético da comunicação; José Maria Ramos Martins, Agostinho Ramalho Marques, de quem destacou uma frase: “como seria importante se toda lei fosse uma expressão do que é justo”.



Ilustrando a passagem do Dia do Professor, Helena Heluy invocou a luta da categoria pelo cumprimento do Piso Salarial Nacional, reivindicando que não permaneça apenas na letra da lei e que todos os senhores deputados se comprometam com essa luta.



Mais de um ano após a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto de lei que instituiu o piso nacional dos professores do ensino fundamental da rede pública, a maioria dos estados ainda não efetivou as determinações legais. Essa reivindicação foi feita por representantes dos trabalhadores em educação reunidos no dia 16 de setembro no auditório do Senado.



Helena ainda fez uma retrospectiva histórica da data, lembrando que no dia 15 de outubro de 1827 D. Pedro I baixou o decreto imperial cujo artigo 1º afirmava: em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos haverão as escolas de primeiras letras que forem necessárias. Segundo Helena, o decreto trazia uma idéia inovadora, revolucionária e seria ótimo se tivesse se materializado nesses 180 anos que se passaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário