terça-feira, 8 de dezembro de 2009

AS AVENTURAS DO DETETIVE FROXÔ
JM Cunha Santos



EPISÓDIO DE HOJE:
De volta ao baralho


Não se sabe como, mas Froxô chegou a São Luís, vindo de Honduras, depois de uma rápida passagem pela Alemanha e Uruguai, NUM VÔO INTERNACIONAL. Na Alfândega, depois de tentar enrolar uma dezena de funcionários que se distraíam jogando Pif Paf, o detetive teve uma desagradável surpresa:

- Vai ter que explicar essa bagagem. Cara, tu não trouxe roupa, não trouxe relógios. Nem cocaína tem nos fundos falsos de tuas malas. Só tem panetone. Só panetones, meias e cuecas.

- Qual é, cara? Pelo menos eu trouxe o vôo internacional e coisas como essa, no Maranhão, só se consegue distribuindo panetone.

- Essa é outra coisa estranha. Tu fez um vôo internacional de helicóptero. Só a NASA consegue fazer isso. E pode me explicar para quê tanto panetone, tanta meia e tanta cueca.

- Puder eu posso, mas não devo.

- Vai explicar, sim senhor - disse o funcionário ameaçando com as algemas.

- É tudo uma questão de prevenção. Hoje eu sou um alto funcionário do governo do Estado. E se não tiver panetone para distribuir não vai ter como explicar para onde está indo o dinheiro da saúde, da educação. São saídas natalinas, mas tu não entende disso.

- E as cuecas? Para quê as meias e as cuecas?

- Deixa de ser burro, cara. É claro que é para esconder os panetones. Olha, rapaz, tu vive de férias, faz quase dois anos que tu não trabalha, só jogando Puf Paf. Deixa eu cuidar da minha vida. Me despacha, rapaz.

Você está certo. Você está certo. Como diz uma certa governante: “De volta ao baralho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário