sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Hospitais

JM Cunha Santos
Ouvi de uma assessora do Secretário de Estado da Saúde, deputado Ricardo Murad, que o cronograma de inaugurações a ser seguido a partir de agora, vai servir para calar a boca de muita gente. Ela lamenta apenas que, mesmo diante dos fatos, ainda exista quem conteste o programa “Saúde é Vida”.

Muitos revelam o temor de que, com a conclusão do programa, falte profissionais para atender aos hospitais e Upas construídos pelo governo. Mas ela considera que o mercado em São Luís está saturado, que muitos médicos, hoje, preferem trabalhar no interior do Estado. Profissionais de enfermagem, pelo menos, não vão faltar. A Assembléia Legislativa do Maranhão, reuniu, na última quarta-feira, nada menos que 3000 enfermeiros no auditório Fernando Falcão, por convocação da deputada e enfermeira Valéria Macedo. Os enfermeiros reivindicam carga horária, piso salarial, realização de concurso público e o Plano de Cargos Carreiras e Salários, o que no Maranhão parece que nenhuma categoria tem.

Conforme reconheceu na Assembléia o deputado oposicionista Bira do Pindaré, as Upas inauguradas pelo secretário Ricardo Murad são coisa de primeiro mundo e obedecem a uma tecnologia de última geração. A assessora do Secretário de Saúde garante que nos andares superiores do Hospital do Ipem, que consta desse mesmo cronograma de inaugurações, sem nenhum foco oficial, a modernidade dos equipamentos é a mesma. A cerca de três dias foram inaugurados a Unidade de Pronto Atendimento do Parque Vitória e um hospital no município de Paulino Neves. Ontem, foi inaugurada mais uma Upa no Vinhais.

A seguir nessa mesma linha, observando-se aqui também a reforma que o prefeito João Castelo realiza nos socorrões da capital, o Maranhão está prestes a escapar do caos instalado na saúde pública. Falta apenas que o governo deixe de empecilhos à construção do moderníssimo Hospital de Urgência e Emergência que consta no cronograma de obras do prefeito João Castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário