quinta-feira, 1 de março de 2012

SALVE-SE QUEM PUDER: BARRAGEM DO BACANGA PODE ROMPER A QUALQUER MOMENTO

Por JM Cunha Santos

De posse de dois dossiês, um de 2007 e outro de 2010, elaborados pela Associação dos Professores Universitários do Maranhão – Apruma, o deputado Bira do Pindaré denunciou que a Barragem do Bacanga pode romper a qualquer momento.

O parlamentar disse que a Apruma vem denunciando essa situação desde 2006 e lembrou que em 2003 a Proenge, empresa contratada à época pela Gerência Metropolitana, apontava a precariedade em que se encontrava a barragem.

No último dia 3 de janeiro de 2012 a Apruma encaminhou ofício ao secretário de Infraestrutura, Max Barros, informando a existência de problemas operacionais, principalmente decorrentes da falta de manutenção. Duas comportas da Barragem do Bacanga já não estão funcionando e já estão completamente perdidas conforme o relatório. E a erosão também está comprometendo a estrutura da barragem.

“Imaginem o que pode acontecer se essa estrutura se romper, quantas pessoas trafegam por ali todos os dias, quantos pais de família de todas as classes e profissões freqüentam a Barragem do Bacanga”, disse Bira do Pindaré citando professores e alunos da Universidade Federal, moradores de todos os bairros da região Itaqui Bacanga, trabalhadores da Companhia Vale do Rio Doce, centenas de milhares de pessoas.

Em aparte, o deputado Carlos Alberto Milhomem lembrou que a menos de três anos e meio, no Governo Jackson Lago foi feita uma reforma na Barragem e que, portanto, não se explica como a situação chegou a esse ponto. Em resposta Bira do Pindaré disse que se alguma reforma aconteceu no mínimo foi incompleta, pois os riscos são iminentes e a barragem pode romper a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário