JM Cunha Santos
Gravando a sensibilidade filosófica do senador Vitorino Freire, segundo a qual “jabuti em cima de árvore ou foi enchente ou mão de gente”, o ex-governador José Reinaldo Tavares contou a verdadeira história da intervenção no PSB. Para ele, uma armação do senador José Sarney no objetivo de tomar o PSB no tapetão. Armação que iniciou com uma candidatura a senador em 2010, a qual culminaria com um desfecho desalentador: o grupo dominante ocupou as duas vagas no Senado e a oposição não elegeu ninguém. Sarney, assim, conseguiu seu principal objetivo que era impedir a eleição de José Reinaldo Tavares.
Esse primeiro Jabuti foi colocado na árvore eleitoral pela enchente e afogou a oposição em desalento e decepções. O segundo Jabuti, bem maior e bem mais pesado, chegou a galhos mais altos quando o presidente de um grande partido nacional, muito forte no Maranhão, renunciou à presidência e veio para o PSB ser candidato a prefeito de São Luís, sem receber convite de ninguém do estado ou do município, em operação que contou com a esperteza e o senso de oportunidade de, sempre, ele, o senador José Sarney, conta José Reinaldo Tavares.
Engasgado com esses jabutis com pimenta, que ardem mais que tatu-peba, José Reinaldo Tavares relata que a intervenção do Diretório Estadual do PSB no Diretório Municipal aconteceu apenas para garantir que a direção nacional decidisse sobre duas propostas de coligação e não tomasse conhecimento apenas da que interessava aos jabutis: a coligação com o PSDB do prefeito João Castelo ou com o PTC de Edivaldo Holanda Júnior.
Mas o Jabuti era tão pesado que Sarney precisou pedir auxílio ao ex-presidente Lula, malufista adversário do PSDB que com suas mãos grandes e acostumadas a enforcar a oposição maranhense, colocou na árvore eleitoral o maior jabuti da história política de São Luís.
Os jabutis possuem cascos convexos que funcionam como uma caixa preta na qual se recolhem quando molestados. Costumam comer pelas bordas. Para desgraça do povo, são animais que vivem muito, podem viver até 100 anos. São duros de roer, pois têm escamas e são gordos, pesam em demasia dentro de seus reduzidos centímetros. Como são animais silvestres, protegidos pelo Ibama, só gente muito importante, como Lula e José Sarney, pode manipulá-los. Dentro e fora da legalidade.
Zé Reinaldo após pagar alguém muito do ninho sarneysista, tem conhecimento de uma "certa armação" da situação a ser posta em pratica contra um grupo oposicionista, nos proximos dias
ResponderExcluirÉ melhor revelar que armação é essa, anônimo.
ResponderExcluir