sábado, 10 de maio de 2014

PESQUISAS: OU MUDOU A MATEMÁTICA OU TEM ALGUÉM QUERENDO ME ENROLAR

JM Cunha Santos

A pulga se instalou atrás da orelha e quando a pulga se instala, tem que coçar. Refiro-me à diferença abissal entre as duas pesquisas divulgadas para candidato a governador no Maranhão. São institutos diferentes, mas os números são tão distantes entre um e outro que chama a atenção.
A pesquisa Data M foi realizada entre os dias 19 e 22 de abril. Nela, Flávio Dino aparece com 62,5 % dos votos e Edinho Lobão com 12, 2 %. Mais de 50 % de diferença! Quando não são citados os nomes dos candidatos, Flávio Dino aparece com 33,2 % e Edinho Lobão com 3,3 %, vencido até por Roseana (4,1 %) que nem candidata é. Nesta pesquisa, 48  % dizem que ainda não escolheram o candidato.
A pesquisa Exata -TV Guará, realizada entre os dias 3 e 7 de maio, mostra um quadro completamente diferente. Flávio Dino desce para 56 % e Edinho Lobão sobe para 23 %. E, anotem para não esquecer, aqui são 62 % que ainda não decidiram em quem votar. O texto divulgado dessa pesquisa não faz referência à tradicional pergunta em que não são citados os nomes dos candidatos. A única coisa que se mantém dentro da margem de erro que em geral é admitida por institutos de pesquisa é a rejeição de Edinho, que na Data M é de 35 % e na Exata é de 38 %.
Sem ser matemático, significa que no pouco espaço de tempo entre uma pesquisa e outra, sem que Flávio Dino tenha matado ninguém nem provocado nenhum terremoto e não tenha Edinho Lobão atravessado um único cego no sinal de trânsito nem deixado qualquer oferta na igreja, a diferença entre os dois candidatos diminuiu de 50 % para 23 %.  Mais da metade!
É de se perguntar também porque a Exata não faz referência a pesquisa espontânea. Nesta modalidade, na pesquisa Data M, Flávio Dino surge com 30 % à frente de Edinho Lobão.
São institutos diferentes, mas enquanto o Data M aferiu que 48 % dos eleitores ainda não decidiram por nenhum candidato, o Instituto Exata aponta que são 62 %.  A diferença é de 14 pontos!
Em outras palavras, ou mudou a matemática ou tem alguém querendo me enrolar.

3 comentários:

  1. A pesquisa EXATA aponta uma diferença que não é de 23%, mas sim de 33 pontos percentuais. Vejamos: 56 - 23 = 33 pontos percentuais.

    ResponderExcluir
  2. Esta correto. E muito mais que a metadr. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Antes de mais nada ambas as pesquisas trazem à luz uma verdade. Nem uma das candidaturas postas são capazes de convencer a nossa população que há na política esperança para findar as distorções sociais que sobre nós se abatem! Esse tal dinoSSAURO não acresce em nada como revolucionário, fez uma administração infeliz à frente da Embratur, quantos aos números das pesquisas: - cada uma serve ao seu respectivo patrocinador, for para estender ao governo estadual o PADRÃO ADMINISTRATIVO com o qual o PCdoB do Flávio corrompe, ops! colabora com o governo de São Luís?!... que venha o Edinho, ao menos contará, DE VERDADE, com o apoio do governo federal!!!

    ResponderExcluir