quinta-feira, 5 de junho de 2014

ELEIÇÃO SE GANHA COM VOTOS, NÃO COM VETOS

JM Cunha Santos

João Castelo
Sobra à evidência que os interesses pessoais do deputado Carlos Brandão se destacam na criação de dificuldades para a concretização do que é o melhor projeto para o PSDB e para a oposição neste momento: a candidatura do ex-prefeito João Castelo ao Senado. Evidentes também são as dificuldades de Brandão de disputar a reeleição de deputado federal. Por isso a insistência em não negociar, de modo algum, a candidatura a vice-governador. Vai ser, a exemplo de Roberto Rocha, mais um pendurado na densidade eleitoral do candidato Flávio Dino.
Com essa chapa de “pendurados”, a oposição somente perde a oportunidade de aumentar seu cacife eleitoral. Pois tem no PSDB a maior liderança da região tocantina, o prefeito Sebastião Madeira e a maior liderança individual na grande ilha, o ex-prefeito João Castelo, uma liderança incontestavelmente estadualizada.
O PSDB entrou na coligação com três deputados federais, dois deputados estaduais e inarredáveis dois minutos e meio de tempo na televisão. Não pode perder a chance de se fortalecer como Partido. Abrir mão de todo esse lastro, de uma candidatura ao Senado, passa a ser um erro estratégico e um ato de autoflagelação política.
É, entretanto, inquestionável o trabalho do deputado Carlos Brandão para vetar a candidatura de Castelo e, consequentemente, contra o crescimento do Partido. Mas é preciso lembrar que eleição se ganha com votos e não com vetos. E voto quem tem no PSDB é Castelo, o que, afinal, restou demonstrado em pesquisas que em alguns cenários o colocam na ordem de 50 % das intenções do eleitorado.
A oposição não pode se manter míope a ponto de, mais uma vez, ficar sem um Senador da República. Com essa chapa composta por “pendurados eleitorais” como Carlos Brandão e Roberto Rocha, é só o que pode acontecer. Para Senador da República, na oposição, Castelo é a opção escolhida pelo povo. Não tem nem o que conversar. E, em se tratando de eleição, nunca é bom contrariar o povo.

3 comentários:

  1. Como diabo castelo quer senador se ele só faz política com dinheiro da prefeitura e o governo! Quase perdeu pra Bira em 2006! Tem diversos processo pra responder da administração passada. Só muita paixão do nobre blogueiro pra defender essa tese!!!

    ResponderExcluir
  2. anonimo rsr CITE OS PROCESSOS, fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Amigo Anônimo se enganou, não são processos que ele queria dizer, são votos pelo maranhão inteiro como frisa as pesquisas. Sem contar, que Roberto Rocha vice-prefeito de São Luís, lançou a poucos dias um livro. Sinceramente estou a me indagar qual a utilidade prática deste livro "Um olhar pra frente" aff Uma visão de futuro... Ele tem de olhar é o presente, o caos que ele e edivaldo deixaram em São Luís.

    ResponderExcluir