segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A POESIA INVADE A CAMPANHA POLÍTICA DO MARANHÃO

Aliando a poesia e ferramentas digitais à política o ex-secretário de cultura do Maranhão, Joãozinho Ribeiro,  busca uma vaga na Assembleia Legislativa

O poeta e a política
 Uma forma distinta de fazer política está sendo adotada na campanha do candidato a deputado estadual, pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), João Batista Ribeiro Filho, o conhecido compositor e poeta militante, Joãozinho Ribeiro, via diálogos criativos, podcast, vídeos e fragmentos poéticos. O seu projeto vem sob o marcante slogan “Pra mudar a cultura política” e aliado ao projeto de mudança do Maranhão, materializado na eleição do candidato  Flávio Dino ao Governo do Estado.
 
“Uma mudança que tenha na justiça social e na dignidade da pessoa humana os principais pilares para a construção de um Maranhão de todos. Onde as riquezas produzidas pelas mãos do trabalho possam ser usufruídas e compartilhadas por seus legítimos produtores”, enfatiza Ribeiro.
 
DIALOGOS CRIATIVOS – Desde Início do período oficial de campanha, Joãozinho Ribeiro vem realizando atividades intituladas Diálogos Criativos, uma roda de conversa temática para favorecer a participação dos mais diversos segmentos sociais, reunindo especialistas e cidadãos maranhenses.
Em São Luis a atividade acontece toda segunda-feira e já abordou temas como: Comunicação pública; arquitetura, urbanismo e patrimônio cultural; mobilidade urbana e o direito à moradia; políticas públicas do livro e leitura; direitos humanos, diversidades e diferenças; reforma agrária, ecologia e sustentabilidade.
Joãozinho também está percorrendo o estado reunindo companheiros, lideranças políticas e da área da cultura, em diálogos criativos, discutindo propostas e acolhendo sugestões. Esteve no último final de semana nos municípios de Palmeirândia, Cajapió, Bacurituba, Peri-Mirim, e Pinheiro, tendo passado ainda por  São Bento e Bequimão. Com o mesmo objetivo já esteve em Imperatriz, Pedreiras e municípios na região do munim.
 
“Entendo que a missão de um poeta não é apenas cantar e encantar, mas sobretudo lutar pelo reencantamento do mundo e em defesa de uma cultura de paz”, defende o candidato poeta.  Por compreenderem e acolherem o propósito da candidatura de Joãozinho Ribeiro, lideranças do movimento sindical e artistas o apoiam e estão engajados em sua eleição, entre os quais  destacamos: Josias Sobrinho, Zeca Baleiro, Jeferson Portela, Elizandra Rocha,  Joana Bittencourt, Sanzio Rossiny e Luis Carlos Dias, estes dois últimos maranhenses de Imperatriz.
PODCAST - Através de áudios digitais intitulados,  MILHÕES DE UNS, o candidato fala de políticas públicas  e compartilha um pouco de sua história de vida.”Trago expressões de minhas  convivências com o mundo, muitas lembranças resgatadas das gavetas da memória e muitas músicas”, pronunciou Joãozinho em uma das gravações.
 
Os áudios são gravados com a participação e experiências de convidados, cantando musicas da autoria de Joãozinho Ribeiro, apresentando poesias, fazendo resgate da historia e discutindo políticas. Três edições já estão disponíveis nas redes sociais do candidato.
 
Para Joãozinho esse é um momento de mudança e essa se faz com um compromisso maior com o futuro, sem esquecer que o passado é uma construção da natureza humana. “Nas redes e nas ruas a luta continua: sou cantador do tempo e o tempo tenho cantado, tempo que falta é futuro, tempo que sobra é passado; cantador que canta só, canta mal acompanhado. Eu acho que esse é o momento de cantarmos juntos, cantar bem acompanhado”, assim ele  convida a todos para fazerem parte desse momento de mudança em nosso estado.
 
JOAOZINHO RIBEIRO
João Batista Ribeiro Filho  é poeta e compositor, possuindo mais de cem musicas gravadas. É advogado, professor, militante político e social, ativista dos direitos humanos, servidor público federal, atualmente licenciado das atividades de Analista Tributário da Receita Federal, é também professor do Curso de Direito da Faculdade Estácio de São Luís, membro do Conselho Diretor da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e do Instituto Jackson Lago e titular da cadeira nº 26 da Academia Maranhense de Letras.
 
Em 1996, participou das eleições municipais, concorrendo ao cargo de vereador pelo Partido dos Trabalhadores, chegando a ser diplomado como suplente pelo Tribunal Regional Eleitoral. Já presidiu a Fundação Municipal de Cultura de São Luís e a Secretaria de Estado da Cultura. Foi ainda coordenador-geral de estratégias e gestão de ações da Secretaria de Articulação Institucional do MinC, no Governo Lula.

2 comentários:

  1. Na Academia Maranhense de Letras não consta que Joãozinho Seminário Ribeiro seja ocupante de nenhuma cadeira.

    ResponderExcluir
  2. Senhores Cunha Santos e Anônimo, de fato houve um equívoco. Joãozinho Ribeiro é titular da Academia Ludovicense de Letras. Nossas desculpas.
    Assessoria do candidato Joãozinho Ribeiro

    ResponderExcluir