A partir desta sexta-feira (10), o novo sistema de
fiscalização eletrônica implantado pela Prefeitura de São Luís estará funcionando
em caráter definitivo. O monitoramento do sistema, feito pela Secretaria
Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), garantirá maior segurança a
motoristas e pedestres, além de organização e controle do trânsito nas vias da
capital maranhense. A fiscalização passa a valer após um mês de funcionamento
experimental, tempo necessário à adaptação da população.
O titular da SMTT, Canindé Barros, destacou a nova
sinalização eletrônica como um avanço na área. "Nosso objetivo é promover
uma cultura de conscientização e educação sobre a importância do trânsito
seguro para todos, estimulando o respeito à sinalização e o cumprimento das
leis que regem o trânsito", afirmou Canindé Barros, acrescentando, ainda,
que a implantação da nova sinalização eletrônica é mais uma ação integrante do
projeto de reestruturação e melhoria do sistema de trânsito e transporte da
capital.
A partir de sexta-feira (10), os novos fotossensores
vão fazer a observação de ultrapassagem da velocidade permitida e de avanço de
sinal vermelho em dezenas de pontos dos principais corredores urbanos da
cidade. Entre eles estão trechos da Avenida Daniel de La Touche, nas imediações
do Colégio Adventista, do Bambuzal e da Avenida Principal do Cohajap; da
Avenida Colares Moreira, próximo ao Tropical Shopping e Loja da TAM; da Avenida
Castelo Branco, nas imediações da Igreja do São Francisco e do Posto Hélio
Viana.
Na São Luís Rei de França, os equipamentos estão
instalados na altura da Caixa Econômica e da Extrafarma; na Carlos Cunha,
próximo ao Fórum de Justiça; na Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades da
Forquilha, entre outros pontos da cidade, todos eles com fiscalização nos dois
sentidos da via. Nesses locais a velocidade permitida é de 60km/h.
CORREDORES DE ÔNIBUS
Também estarão sob fiscalização eletrônica o uso dos
corredores exclusivos, pelos quais somente poderão trafegar ônibus,
ambulâncias, táxis com passageiro e viaturas das polícias e da SMTT. A
conversão pelos corredores exclusivos somente poderá ser feita por quem vai
estacionar ou fazer a conversão à direita. Nesse caso, o trecho estará
sinalizado com pontilhados.
O uso indevido dessas faixas exclusivas incorre em
infração gravíssima. A fiscalização também se estende aos ônibus, pois os
veículos que saírem da faixa exclusiva serão multados pela infração cometida.
Os corredores exclusivos estão implantados nas avenidas Colares Moreira,
Castelo Branco, ruas Cajazeiras e Rio Branco.
Também foi integrada ao sistema de monitoramento do
trânsito da capital uma nova barreira eletrônica com fotossensor, na Avenida
São Luís Rei França, nas proximidades da Faculdade Pitágoras. A velocidade
permitida na área é de 40km/h.
Para complementar o monitoramento no trânsito,
também estão sendo instaladas 32 câmeras de fiscalização para verificação de
congestionamentos, colisões e outras ocorrências no trânsito da cidade.
Inicialmente serão implantadas 12 câmeras e, nos próximos meses, mais 10
equipamentos farão a fiscalização 24 horas por esse sistema controlado por uma
central de monitoramento já implantado na SMTT.
Além de colaborar com trabalho dos agentes no
monitoramento e controle do fluxo, as câmeras vão fiscalizar o uso de celular
na direção, a formação de fila dupla, avanço de sinal, estacionamento
irregular, o não uso do cinto de segurança e outras infrações que forem
captadas pelo sistema.
A sinalização da cidade também recebeu incrementos
em outras áreas importantes, como no Centro da capital com o trabalho de
promover a revitalização de faixas de pedestres, faixas contínuas, placas e
outros itens de sinalizações horizontais e verticais.
Foram recuperadas as faixas de pedestre ao longo da
Avenida Beira-Mar, nos trechos em frente ao Viva, à Reffesa e no cruzamento da
Ponte São Francisco, bem como em outros locais.
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