terça-feira, 26 de junho de 2018

Com segurança reforçada, São João de Todos leva multidões aos circuitos oficiais




Com alegria, diversidade de atrações e muita segurança, o São João de Todos 2018 tem atraído milhares de pessoas aos arraiais apoiados pelo Governo do Maranhão na capital e interior do estado. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) reforçou o policiamento desde o dia 15 de junho, início oficial da programação junina, garantindo a tranquilidade de turistas e maranhenses.
Na Região Metropolitana de São Luís, o planejamento para o São João de Todos é realizado em conjunto pelos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPAM) I (bairros de São Luís), II (Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar) e III (área da BR-135, Estiva, São Raimundo, São Cristóvão, Itaqui-Bacanga e Polo Coroadinho); e, ainda, Corpo de Bombeiros para ações emergenciais de salvamento e contenção de sinistros. São mais de 500 policiais envolvidos diretamente na operação.
“No esquema de segurança intensificamos operações de rotina e reforçamos o policiamento para que a paz reine em todos os eventos organizados e apoiados pelo Governo do Estado. Estamos fiscalizando, monitorando e supervisionando as áreas dos arraiais, seu entorno e de demais eventos correlatos”, pontuou o comandante do CPAM I, tenente-coronel Alexandre Francisco dos Santos.
O CPAM I atende os bairros de São Luís e realiza a ação Cidade Segura, conforme determinação do Comando Geral da Polícia Militar. A operação monitora os arraiais com o policiamento a pé, motorizado e em barreiras montadas nos pontos estratégicos; além de promover ações direcionadas nos bairros. “Outro efetivo mantém guarda nas entradas, saídas, proximidades dos palcos e áreas de estacionamento dos eventos. Nestes espaços onde há maior visibilidade para o policial e grande movimentação de pessoas”, reiterou o comandante.
Também está envolvida na operação do período junino a Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind) que trabalha na abordagem a pessoas, fiscalização de veículos e nas barreiras com apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), para fazer cumprir a Lei Seca.
As ações na capital contam, ainda, com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Turismo (BPTur) que coordena o policiamento no arraial da Praça Nauro Machado e a programação da Ferinha São Luís, na Praça Benedito Leite – ambos no Centro Histórico. Eventos particulares, montados pela própria comunidade e que possuem autorização para funcionar, também contam com o monitoramento policial.
São Pedro e São Marçal
O reforço nas ações de segurança também contempla o festejo de São Pedro (29 de junho), na Capela de São Pedro, bairro Madre Deus; e a tradicional festa de São Marçal (30 junho), no João Paulo. “O objetivo maior é garantir ao público a tranquilidade para que possam se divertir nestes dias de festejo”, reforça o comandante do CPAM I, tenente-coronel Alexandre Santos.
A programação oficial do São João de Todos 2018 é realizada nos arraiais do Ipem (Calhau), da Praça Maria Aragão (Beira-Mar), da Vila Palmeira (Vila Palmeira), Praça Nauro Machado (Centro Histórico), em São Luís; e na Beira-Rio, município de Imperatriz. Além do reforço da segurança nestes locais, o efetivo policial também foi reforçado nos Vivas e festejos nos bairros de Fátima, Liberdade, Cohatrac, Anil, Cohajap, João Paulo, João de Deus, Cidade Operária, Anjo da Guarda e Vila Embratel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário